1988: Mantendo-se no topo do mundo
1988: Mantendo-se no topo do mundo
16 de setembro de 2015
1988: Mantendo-se no topo do mundo
Victor Ruyz
Colunista do U2 Brasil

No começo daquele ano (2 de Fevereiro) a banda já vencia dois Grammy Awards – Álbum do ano, por "The Joshua Tree", e Melhor Performance de Rock por dupla ou grupo, por "I Still Haven’t Found What I’m Looking For", em premiação ocorrida na cidade de New York, no Radio City Music Hall.

Após a conquista, a banda seguiria focada em finalizar um trabalho de vídeo filmado (sob direção de Phil Joanou) em novembro do ano anterior, em Denver, durante a The Joshua Tree tour.

No decorrer do ano, mesmo durante a fase de pós-produção do material, o U2 seguia criando novas canções, e inserindo-as no arquivo "Rattle And Hum". Criaria também novas versões para músicas já consagradas.

Antes do lançamento do álbum, no começo de Outubro (dia 10), o pontapé inicial ficou por conta de "Desire" (esta, estreou em 1 de Setembro) . O single imediatamente se tornou hit. A canção estrearia na 3° posição das paradas do Reino Unido – e viria a ganhar um Grammy, em 1989.

Ainda em Setembro, "contribuíram com a faixa 'Jesus Christ', para o álbum 'Folkways: A Vision Shared' (um tributo de vários artistas para o trabalho de Woody Guthire e Lead Belly). Bono e The Edge também tiveram a honra de ter a música 'She’s A Mystery To Me', escrita por eles, gravada por um outro herói americano: Roy Orbison. Bono também produziu e escreveu a música 'Mystery Girl'. As duas estariam no álbum que marcaria o retorno de Roy e, infelizmente, seria seu último trabalho – faleceria semanas depois”

No dia 21, Bono se apresentaria na "Amnesty International 'Human Rights Now' Tour", em Los Angeles. Cantaria duas canções: Chimes of Freedom, de Bob Dylan, e Get Up Stand Up (esta, viraria um snippet frequente durante "Sunday Bloody Sunday", a partir da Elevation Tour, em 2001), de Bob Marley.

Após o lançamento oficial, a revista Time dera-lhe o titulo de "o melhor álbum ao vivo de rock já feito na história". (Segundo a Rolling Stone, "Rattle and Hum" é o 36° melhor documentário de rock da história.)

Ainda em Outubro, no dia 16, Bono faria uma participação no concerto Smile Jamaica. "All Along The Watchtower", "Angel of Harlem", "When Love Comes To Town" e "Love Rescue Me" seriam as performances.

Onze dias depois o U2 voltaria para casa: se apresentariam em Savoy Cinema, em Dublin.

Dois dias depois, Bono e The Edge tocariam "I Still Haven’t Found What I’m Looking For" na première de "Rattle and Hum" em Madrid.

E assim se sucederia aquele ano...

"Rattle and Hum" foi muito maior do que o planejado inicialmente. O que se tornaria um simples documentário se tornou um marco para a banda, onde esta pôde, além de executar performances maravilhosas e criar canções marcantes, prestar homenagens a seus ídolos. Deste Elvis Presley (na gravação em vídeo, a banda visita o estúdio em que Elvis gravou seu primeiro single) à B.B. King. O álbum iniciava com "Helter Skelter", dos Beatles, canção que Bono "roubou de volta, de Charles Manson”".

A turnê Lovetown teria início no ano seguinte...

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)