1989: Lovetown Tour e o início de uma nova era
1989: Lovetown Tour e o início de uma nova era
04 de outubro de 2015
1989: Lovetown Tour e o início de uma nova era
Toxa

Em 1989, U2 inicia a "Lovetown Tour", turnê mundial da banda de rock irlandesa, levando as canções do álbum “Rattle and Hum” em uma excursão que teve início em 21 de setembro de 1989, no Perth Entertainment Centre, em Perth, Austrália, terminando em 10 de janeiro de 1990, em Amsterdam, na Holanda.

A "Lovetown Tour" foi composta por 2 partes e 47 shows ao todo. A primeira delas ocorreu durante 10 semanas na Austrália, Nova Zelândia e Japão. Já a segunda parte foi executada em 4 países da Europa durante 4 semanas, começando em Paris e concluindo em Amsterdam.

Uma das particularidades desta turnê foram as escolhas surpreendentes da banda para a música de abertura dos shows. Um cover de "Stand By Me" chegou a abrir alguns concertos, em outros, encaixaram-na no meio do set list. Em uma apresentação na Austrália, Larry Mullen Jr. chegou a assumir o vocal da canção, enquanto Bono tomava seu lugar na bateria. Ao improvisar um solo ao final, desconcentrou-se e perdeu uma  das baquetas, lutando bravamente para manter o ritmo.

Além do solo australiano, U2 também passou pelo Japão e pela Europa, exceto pelos EUA, porque a banda queria evitar a reação norte-americana. Eles estavam bastante insatisfeitos com suas performances ao vivo. Até Larry Mullen Jr. afirmou àquela época:

Fomos os maiores, mas não fomos os melhores.

Com essa sensação de estagnação musical, a qual poderia motivar a novas mudanças ou a pelo menos a conclusão de uma fase para a banda, Bono disse aos fãs em Dublin, em uma das últimas datas da turnê, que era "o fim de algo para o U2", e que eles tinham que "ir embora [...] e tudo seria apenas como um sonho novamente". "Temos que ir embora e... sonhar tudo de novo":

Enquanto muitos achavam que a banda acabaria, mal sabiam o que U2 estava prestes a nos revelar a partir da década de 90. Antes, vamos relembrar o documentário acerca da "Lovetown Tour", que segue dividido em duas partes:

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)