1997: o U2 é Pop! | U2 Brasil
29 de janeiro de 2016 · Especial U2 40 Anos
1997: o U2 é Pop!
Postado por Marina

Certamente, o acontecimento do ano de 1997 é o lançamento do controverso álbum Pop, em 03 de março daquele ano. O nono álbum da banda, com influências da música eletrônica, do dance e do techno, não é uma unanimidade nem entre os fãs, mas atingiu a posição número 1 no ranking musical de 35 países, recebendo diversas premiações como disco de ouro e de platina.

Na esteira do lançamento de Pop, em abril de 1997, a banda iniciou a Pop Mart Tour – uma das tours mais icônicas e lembradas na história da banda. A tour, com estrutura de palco gigantesca, lotava os estádios pelos quais passava. E em sua essência era um refinamento do trabalho começado na Zoo TV: a banda estava cada vez mais ácida em seu humor, mais crítica em seu posicionamento e mais megalomaníaca em sua aparência. A tour foi uma imersão na cultura pop e um ataque ao consumismo.

Nessa época, o U2 tinha pressa: com shows agendados antes mesmo do lançamento do álbum, a banda não teve tempo para muitos ensaios, ficando o show de estreia em Las Vegas negativamente famoso pelos erros da banda. Dentre os desastres atrelados ao lançamento da Pop Mart, está também um documentário norte-americano “A Year of Pop”, que registrou a mais baixa audiência da televisão nos Estados Unidos. Mas parou por aí: a Pop Mart foi um sucesso após esse início desastroso. Teve um alcance de quase 4 milhões de pessoas ao redor do mundo, número este considerado um feito para os anos 90.

Nesse ano de 1997, o U2 visitou com a PopMart os Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa, alguns dos quais bastante peculiares por serem, até hoje, localidades fora do circuito de turnê de grandes bandas, tais como a Finlândia, Polônia, República Tcheca, Hungria e Áustria. A Pop Mart cumpria assim, inclusive com sua agenda, a proposta de ser disruptiva, inovadora e provocante.

O ano de 1997 também abriga um capítulo épico na história da banda e, quiçá, na História da Humanidade. A banda realizou em 23 de setembro, no estádio Kosevo, em Sarajevo, um dos shows da Pop Mart. Com esse show, o U2 se tornou a primeira grande banda a se apresentar em Sarajevo após o final da Guerra da Bósnia. A mídia, à época, declarou, sobre esse show: “esse foi o dia em que o Cerco de Sarajevo acabou”.

Nesse mesmo ano, ainda houve tempo para que a banda gravasse, em 02 e 03 de dezembro, os shows realizados na Cidade do México, que deram origem ao DVD PopMart Live from Mexico City.


Compartilhar notícia

  • Maimaik Maik

    U2 anos 80 banda de Rock, anos 90 decadente banda de pop, e dificil acreditar q a grande banda dos anos 80 e a mesma modinha pop dos anos 90.