A colaboração do astronauta Tim Kopra para a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour | U2 Brasil
7 de agosto de 2018 · eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour
A colaboração do astronauta Tim Kopra para a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour
VickyPostado por Vicky

Enquanto circula ao redor da Terra de longe, o astronauta Tim Kopra também está fotografando as cidades para onde a banda viajou passando com a sua eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour. Cathleen Falsani entrevistou Tim para o U2.com.

O astronauta norte-americano Tim Kopra, um fã do U2 desde o início dos anos 80, pode ter a melhor história de “como eu conheci Bono” que eu já ouvi. O ano é 2009, e Kopra está no meio de sua rotina de exercícios diários de duas horas, andando em uma bicicleta estacionária no ginásio da Estação Espacial Internacional, enquanto orbita a 200 milhas acima do planeta Terra.

“Eu ouvi esta voz familiar vinda do rádio que faz a comunicação Espaço-Terra”. Kopra relembrou em uma entrevista no início deste mês na sua casa em Houston, Textas. “Então eu flutuei até o laboratório japonês e [o então comandante da ISS] Frank De Winne estava conversando com Bono no nosso rádio privado que se comunicava com a Terra.”

Na época, De Winne, um astronauta belga, estava colaborando com a banda em vídeos para a turnê do U2360 que foram gravados a bordo da ISS, onde, entre outras coisas, ele recitou letras de “Your Blue Room” e “In A Little While”.

“Eu acabei tendo uma conversa de 30 minutos com Bono a bordo da estação espacial, que foi completamente surreal, e um dos destaques da missão, na verdade”, disse Kopra. “Eu era fã desde os 16 ou 17 anos – então, além de andar no espaço, poder falar com um dos seus heróis musicais enquanto você está na estação espacial, são dois grandes destaques…. Na conversa, Bono me perguntou qual era o nome da minha esposa e eu disse: ‘Dawn, como o nascer do sol’.”

O cantor gostou do som poético disso, pediu ao astronauta para gravar suas palavras e, posteriormente, tocou a gravação durante os shows da turnê do U2360. Kopra perdeu os shows do U2360 em 2009 porque bem, ele estava fora da cidade, mas sua esposa pôde vivenciar o grande gesto romântico ao vivo na apresentação da banda.

A turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE é a segunda colaboração de Kopra com a banda. O astronauta forneceu imagens de cada cidade a bordo da estação espacial que aparecem no telão durante “Lights Of Home”. Kopra fotografou muitas das fotos usadas durante o show, enquanto outras vêm do vasto repositório de imagens da Terra tiradas da ISS, disse ele.

A ideia de incorporar as imagens da estação espacial da Terra durante os shows do U2 se originou em uma troca de e-mails com Willie Williams em 2016 durante a segunda missão da estação espacial de Kopra.

“Willie estava hospedado na casa de um amigo na ilha de Mustique, no Caribe, e me enviou uma foto que dizia: ‘Ei, aqui está a aparência da minha varanda'”, ele lembrou. “Então, mandei uma foto do que Mustique parecia da estação espacial.”

Kopra mencionou a Williams que uma de suas coisas favoritas para fazer a bordo da estação espacial era tirar fotos de cidades da noite na Terra antes de sua hora de dormir todos os dias. Tirar fotografias a longas distâncias enquanto orbita o planeta uma vez a cada 90 minutos a uma velocidade de cinco milhas por segundo requer alguma habilidade e muita prática, mas quando você acerta, os resultados são impressionantes.

“Você pode ver as coisas com uma definição muito boa. Todas as estradas, na verdade. Em algumas das estradas – todas essas vertentes de luz – você pode ver pequenos pontos de luz que são os faróis dos carros”, disse Kopra, acrescentando que o ponto de vista da ISS oferece uma perspectiva de vida na Terra que poucos vêem em primeira mão.

“As maneiras pelas quais estamos interconectados – você vê as cidades à noite, com os pequenos fios de luz que se conectam. Você pode escolher os rastros dos aviões que estão atravessando o planeta. Se você olhar para o Canal de Suez ou o Canal do Panamá, poderá ver os navios passando”, disse ele. “Há toda essa atividade humana que está ocorrendo em nosso planeta, e ao contrário de sua típica experiência do dia-a-dia em que você está muito isolado no que vê ou no que faz, quando vê isso continuamente por um período de meses, definitivamente dá a você uma sensação de como estamos integrados e conectados.”

Talvez essa perspectiva única tenha alimentado a fascinação da banda com viagens espaciais ao longo dos anos, desde o icônico logotipo astrobaby de Zooropa com seu anel de estrelas até o Comandante Mark Kelly enviando à sua esposa Gabby Giffords uma mensagem da ISS durante a U2360 invocando uma linha de “Space Oddity” de David Bowie: “Diga à minha esposa que eu a amo muito… ela sabe.”

“Há um impacto visceral muito forte que você tem ao olhar para baixo e não estar nele: que tudo o que temos é o que temos, e que ao contrário dos filmes de ficção científica que fazem parecer tão fácil viajar para além da Terra para o próximo planeta, não é assim. Tudo é separado por enormes distâncias, vastas distâncias ”, disse Kopra. “Meu palpite é que Bono, que é um pensador global, tem um grande respeito por aqueles que podem ter uma perspectiva mais global também.”


Compartilhar notícia

  • 83
  •  
  •  
avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de