Adam: 10 razões para amar o aniversariante do dia | U2 Brasil
13 de março de 2017 · Adam
Adam: 10 razões para amar o aniversariante do dia
Postado por Marina

Hoje, Adam Clayton completa 57 anos. Para celebrar a data, trouxemos uma lista das 10 razões pelas quais amamos o Adam. E você? Acrescentaria mais alguma razão para amar o nosso baixista preferido? Confira nossa lista!

1 – O baixista corajoso

No ano de 1987, coincidentemente por ocasião da Joshua Tree, Bono recebeu ameaças do IRA para que não cantasse “Pride (In the Name of Love)”. Bono decidiu enfrentar e cantar a música, mas boa parte dela de olhos fechados, temendo o pior. Ao final da música, abriu os olhos e percebeu que Adam manteve-se todo o tempo à sua frente, protegendo-o.

2 – Apreciador de artes

Arquitetura, esculturas, pinturas: nada escapa ao olhar atento do baixista do U2. Em uma passagem por São Paulo, Adam chegou a registrar e publicar no Instagram um grafite em um muro da capital paulista. Seu interesse e conhecimento sobre artes é tamanho que já foi convidado a participar de programas específicos sobre arte – muito além da relação com seu trabalho como baixista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

adambd6

3 – Ativista

Adam se ocupa de fazer o bem ao próximo. Além de ajudar nas campanhas abraçadas pela banda, envolve-se em projetos como o “Walk In My Shoes”, que arrecada fundos para pessoas portadoras de necessidades especiais mentais de um hospital irlandês, além de apoiar esporadicamente projetos que levam o ensino de música a crianças.

4 – Primeiro empresário da banda

Dos 4 membros do U2, Adam é o único que possuía experiência anterior em outra banda. Assim, antes mesmo de se chamarem “U2”, na fase em que atendiam por “Feedback”, Adam organizava a agenda da banda e traçava as estratégias de divulgação e de interação com a imprensa e o público.

adambd5

5 – É quase um brasileiro

Adam é casado com a brasileira Mariana Teixeira, desde setembro de 2013. Sobre esse casamento, Bono já afirmou: “temos família no Brasil”. E essa família brasileira, devemos ao Adam!

6 – Superação de drogas e alcoolismo

Adam já esteve envolvido com drogas e esteve afundado em problemas com alcoolismo – deixou, inclusive, de participar de um dos shows da banda em razão desses problemas. Mas depois de chegar ao fundo do poço e perceber que tudo isso afetava sua carreira, resolveu se restabelecer e abandonar os vícios.

7 – Membro fitness da banda

Dispensa maiores comentários. Com seus 57 anos, Adam exibe uma barriga tanquinho que faz as fãs suspirarem quando resolve aparecer sem camisa durante os shows.

adambd3

8 – E também, membro fashion da banda

Adam é um camaleão em termos de estilo. Seus cabelos estão sempre passando por constantes modificações e seu figurino é sempre uma atração nas performances da banda – durante muitos anos, foi um tanto quanto excêntrico, por assim dizer. Hoje, Adam é puro charme – até quando vestido de roupão atendendo fãs na porta do hotel. Bono frequentemente o define como o “poshman of U2”.

9 – O inglês tipicamente irlandês

Adam é conhecido dentre os fãs e os membros do U2 como alguém alegre, de uma leveza ímpar. Sempre sorridente, é muito comunicativo durante as entrevistas da banda. Com os fãs, é sempre atencioso e gentil. Nada que lembre a seriedade britânica do seu nascimento: a alma do nosso baixista é tipicamente irlandesa.

adambd4

10 – De músico desastroso a baixista premiado

Adam é pura superação. Da banda anterior que participou, foi expulso por ser um músico muito fraco. Já declarou que foi admitido no U2 porque possuía um instrumento – e não exatamente por saber usá-lo. Muitos de seus arranjos e riffs no início de carreira foram criados ao acaso, frutos de vários erros. Mas Adam perseverou. E estudou, chegando a ter aulas particulares durante a carreira, quando o U2 já era uma banda de alcance mundial. Hoje, é um baixista premiado e referência para vários outros músicos e apreciadores do instrumento.

Quer saber mais sobre a história do nosso baixista preferido? Confira aqui o seu perfil no nosso site.


Compartilhar notícia