Especial The Joshua Tree: A melhor banda de abertura que você respeita | U2 Brasil
26 de março de 2017 · Especial The Joshua Tree
Especial The Joshua Tree: A melhor banda de abertura que você respeita
Postado por Vicky

Ser a banda de abertura de um show da magnitude de uma apresentação do U2 pode ser uma faca de não apenas dois gumes, mas um prisma de verdadeiros aspectos. Ao mesmo tempo que estar lá no mesmo palco que a banda recordistas de venda de ingressos no mundo pode abrir portas, representar a chance de tocar para uma plateia muitas vezes bem maior e distinta da que estaria em seus shows, por outro lado você estará diante de uma plateia que pode te encarar apenas como o último obstáculo para o show mais aguardado da vida.

Pixies, Pearl Jam, Velvet Underground, Public Enemy, Oasis, Placebo, Kings of Leon, The Killers, Keane, Arcade Fire, Franz Ferdinand, Snow Patrol, Arcade Fire, Muse, a lista de artistas consagrados que dividiram a expectativa de um show do U2 com os seus fãs é vasta e de qualidade. Na turnê de The Joshua Tree apesar de nomes como Blondie e Lou Reed estarem no palco, nenhum outro chamou tanta atenção quanto quatro irmãos que subiram ao palco pela primeira vez em 01/11/1987, em Indianápolis.

Alton, Luke, Duke e a irmã mais nova Betty: The Dalton Brothers. Vestidos com um tradicional figurino inspirado nos cowboys e cantores country, os irmãos eram influenciados por artistas como Johnny Cash – que mais tarde emprestaria a sua voz para a maravilhosa “The Wanderer”, música do álbum “Zooropa” – Hank Williams (ícone da música country americana) e Willie Nelson.

hqdefault

Descendentes de uma família de criminosos do oeste americano, os irmãos Dalton deixaram a herança fora-da-lei da sua família de lado e decidiram se dedicar a música. A banda surgiu no começo dos anos 1960 liderados por Dallas Schoo Dalton, mas ele rapidamente percebeu que podia ajudar muito mais no backstage do que em cima do palco.

Bono, Edge, Larry e Adam, esses eram os Dalton Brothers, sim o U2 subiu ao palco fantasiado e abriu seus próprios shows por 3 noites durante a sua turnê em 1987. A ideia surgiu devido um imprevisto, Los Lobos – grupo de rock mexicano que era responsável pelo opening act – haviam perdido o voo e não chegariam a tempo para se apresentarem naquela noite. “Ficamos pensando até que nos surgiu a idéia de fazer a abertura do nosso próprio show. Vestimos-nos de cowboys, subimos no palco e cantamos algumas músicas country. Estávamos horríveis, mas em lugares assim grandes, só as pessoas das primeiras cinco ou seis fileiras é que conseguiam ver a nossa cara. Houve quem nos reconhecesse e após umas três músicas começaram a espalhar a notícia. Entretanto, o pessoal da frente estava em uma enorme agitação e só se ouviam gargalhadas. O restante estava comprando pipocas. Praticamente ninguém do fundo estava prestando atenção.”, relembrou The Edge nas páginas de U2 by U2, lançado em 2006. Adam, que foi responsável por dar vida a adorável Betty Dalton, no mesmo livro conta como foi encarar a plateia, e como de certa forma essa experiência ajudou a criar o próximo trabalho da banda:

“Ainda ouvimos algum ‘Boo!’. Mas acho que fez parte da diversão. Tínhamos um rol de músicas country que podiam ser acompanhadas por um violão. Conseguimos tocar até o final a música dos Eagles, ‘Tequila Sunrise’, dos nossos tempos da Mount Temple e o Edge sabia algumas músicas do Hank Williams, como ‘Lost Highway’. Fazia tudo parte do que acontecia naquela turnê, havia um elemento de busca da genuína música americana. De certa forma foi daí que surgiu o álbum Rattle and Hum.”

Além de abrirem os 3 shows do U2 em 1987, os Daltons Brothers também aceitaram prêmios em nome da banda, durante a Lovetown Tour em 1989.

Os reais Dalton Brothers

images (2)A gangue dos irmãos Dalton, realmente existiu. Eles ganharam fama no velho Oeste, por volta de 1890 como ladrões especializados em roubos a trens e bancos, seus nomes eram Robert, Emmett e Grattan, porém apesar de uma breve carreira bem sucedida, começada com roubos de cavalos em Oklahoma, passando por esconderijos na Califórnia, Robert e Grattan acabaram morotos durante uma tentativa de roubo a dois bancos ao mesmo tempo em uma pequena cidade do estado de Kansas. Emmett o único sobrevivente, foi condenado a prisão pérpetua, mas foi perdoado em 1907. Os irmãos criminosos foram imortalizados como personagens dos quadrinhos Lucky Luke, desenhados pelo artista belga Morris.DaltonBrothers

Porém, outro ramo da família Dalton optou pelo caminho honesto. Antes dos 3 primos criminosos, os Daltons eram donos de uma empresa de panificação no Canadá e também na parte canadense da família houve os que fundaram uma fábrica de velas e sabão que prosperou por 150 anos, até 1996, quando foram vendidos para um grande conglomerado.

 

Acompanhando o nosso Especial The Joshua Tree? Não!? Então confira aqui os episódios anteriores e continue ligado(a), porque até o início da tour tem mais!


Compartilhar notícia