Especial Pré-Tour: ZooTV Tour | U2 Brasil
23 de abril de 2015 · Especial Pré-Tour
Especial Pré-Tour: ZooTV Tour
Postado por Aleh

E o U2 do começo dos anos 90, nada lembra aquela banda de rock clássico que embalava as multidões em arenas, a banda engajada politicamente e com um nível de espiritualidade diferente das demais bandas de rock da época. Aliás, foi justamente essa a grande sacada da banda, ela continuava a ser tudo isso, mas com uma máscara irônica que, escondida, sempre falava a verdade.

Usar o capitalismo ao passo que o criticava. Usar a mídia para mostrar como ela consegue manipular. Usar a guerra para mostrar o quanto ela é inócua. Usar a vaidade para demonstrar o quanto somos superficiais. Usar músicas com letras complexas para demonstrar sentimentos simples. Dicotomia é a chave para entender toda a irônica crescente e inteligente que consagrou a ZooTV, e a faz ser dita, até hoje, por muitos, como a melhor turnê da banda.

Em 29 de fevereiro de 1992, depois do estrondoso sucesso de “Achtung Baby”, que surpreendeu todo o mundo, e inclusive os críticos musicais que não tinham fé na continuação do U2, e muito menos ainda que a banda conseguisse se igualar (ou, falando em números), superar o “Joshua Tree”, a Zoo TV é lançada.

“Óculos de Lou Reed, calças de Jim Morrison, jaqueta e cabelo de Elvis”. Foi assim que Bono montou seu “Rockstar IDENT-I-KIT”. E foi em 29 de fevereiro de 1992, começo da turnê, que a imagem do U2 mudou para audiências menos sensíveis e vimos “Quatro homens derrubando a Joshua Tree”, que sempre foi relatada pela banda ao se falar do Achtung Baby/ZooTV.

E para um grande álbum, vem uma grande turnê.

Cinco partes. 157 shows. 5,3 milhões de espectadores. Cinquenta e quatro diferentes músicas tocadas durante a turnê. Milhares de luzes utilizadas. Centenas de pessoas para construir aquela que foi a maior turnê da época. Vinte e cinco países. E quatro astros do rock que, sobretudo, continuavam sendo os quatro meninos irlandeses que tocavam na cozinha de Larry.

Willie Williams foi chamado para construir o maior palco já imaginado até então. E foi preciso muita boa vontade para aceitar a os planos e megalomania de Bono, os quais envolviam trabants pendurados no teto, telões maiores que uma casa, e sua própria rede de TV, com seu próprio satélite.

E se “Joshua Tree” determinou o U2 como a maior banda de rock da atualidade, “Achtung Baby” e ZooTV determinaram o U2 como a maior banda de rock de todos os tempos.


Compartilhar notícia

  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de