Estruturas de shows do U2 que mereciam virar peça de museu | U2 Brasil
22 de abril de 2018 · Listas
Estruturas de shows do U2 que mereciam virar peça de museu
Postado por Wiliam Koester

Depois de sabermos que a icônica garra usada pelo U2 na turnê 360º será instalada permanentemente no Loveland Living Planet Aquarium em Salt Lake City, é difícil não pensar em outras estruturas icônicas de turnês da banda que também mereceriam ser imortalizadas em espaços públicos. Separamos uma lista dos recursos mais marcantes das últimas turnês do U2.

Os Trabants grafitados da Zoo TV Tour

Inaugurando a tradição de atitudes um pouco mais excêntricas da banda nos palcos, a Zoo TV teve de tudo. De Bono encarnando MacPhisto a televisões gigantescas transmitindo conteúdo do mundo, um dos elementos integrados ao palco eram Trabants grafitados no estilo do “Achtung Baby” e içados com os faróis servindo de iluminação para o palco.

Palco da Zoo TV Tour do U2

O Trabant é um carro da antiga Alemanha Oriental e que se tornou um símbolo da queda do comunismo. Willie Williams, produtor da turnê, mais tarde disse que a paixão da banda pelo carro era “profundamente, profundamente bizarro”.

Trabant da Zoo TV Tour do U2 exposto no Hard Rock Café em Dublin

Aos interessados, um dos carros utilizados na turnê está exposto no Hard Rock Café em Dublin e outros veículos foram doados.

As cortinas de LEDs da Vertigo Tour

Nos shows norte-americanos da Vertigo Tour, o palco circular era montado em arenas com um conjunto de sete cortinas de LED retráteis. Elas substituíram os telões usados nas turnês anteriores e permitiam que o público, sentado mesmo atrás do palco visse através delas.

Palco da Vertigo Tour do U2

Durante a apresentação, Bono interagia com as imagens projetadas, e o efeito produzido em canções como “City of Blinding Lights” ou “The Fly” são muito bonitos, mesmo apesar da baixa resolução. Ao todo foram 189 linhas de 64 LEDs esféricos com nove metros de extensão. Elas se moviam de acordo com o repertório, sendo parcialmente ou totalmente recolhidas em algumas canções.

U2 tocando na Vertigo Tour

A tecnologia desenvolvida por Mark Fischer, arquiteto da turnê, com a empresa BARCO depois foi amplamente utilizada no meio profissional, seja para outros shows ou para outros usos profissionais.

O telão gigante da Joshua Tree Tour 2017

Na turnê comemorativa dos 30 anos do “The Joshua Tree”, a banda optou por um telão gigantesco com 61 metros de largura por 14 metros de altura de LED em uma estrutura de fibra de carbono. O tamanho do telão é similar ao utilizado na PopMart Tour 20 anos antes, mas o que impressiona mesmo é a resolução. São 7.200 por 1.560 pixels, 400 vezes mais que a PopMart Tour, o que faz dele o maior telão e com maior resolução já utilizado em uma turnê.

Palco da Joshua Tree Tour 2017 do U2

Quando desligado, era possível visualizar a silhueta da Joshua Tree pintada de prata contra dourado, quando ligado, as imagens eram transmitidas em Ultra HD, com imagens da banda ou filmagens feitas por Anton Corbijn. Por minuto, eram transmitidos 1 terabyte de dados via fibra óptica para o telão.

Telão da Joshua Tree Tour 2017

A tecnologia utilizada pela banda deve em breve ser vista em outras turnês inclusive de outras bandas.

O limão espelhado da PopMart Tour

Durante a PopMart Tour entre 1997 e 1998, muitos elementos chamaram a atenção do público. O maior telão já usado até a época atrás de um arco dourado gigante como uma grande sátira ao consumismo americano. Fora as fantasias usadas pela banda. Mas o elemento que talvez seja um dos mais memoráveis da banda, sem dúvidas é o globo espelhado gigante e forma de limão de onde os músicos saiam no meio do show.

Palco da PopMart Tour do U2

A estrutura, uma referência ao single “Lemon” do álbum “Zooropa”, virou motivo de piada por travar algumas vezes, prendendo a banda em seu interior. Bono mais tarde riu da situação “ainda sinto falta do limão. […] Era bonito viajar em um limão”.

O U2 saindo do limão espelhado da PopMart Tour

O limão tinha 12 metros de altura, era motorizado e ficava na lateral direita do palco. Posteriormente uma azeitona de mais de 3 metros foi instalada em um palito tipo de cocktail com 30 metros de altura.

Esquecemos de alguma estrutura marcante das turnês do U2? Está ansioso com as novidades anunciadas para a próxima turnê? Comenta aí que a gente quer saber.


Compartilhar notícia

  • 444
  •  
  •  

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fabio Fleck Recent comment authors
  Inscrever-se  
mais novos mais antigos mais votados
Notificar-me de
Fabio Fleck
Visitante
Fabio Fleck

Apenas uma correção: “Lemon” foi single do album “Zooropa” e não do “Pop”.