Interpretação: Major Tom, o piloto da ​​​360° Tour | U2 Brasil
12 de janeiro de 2016 · Interpretações
Interpretação: Major Tom, o piloto da ​​​360° Tour
Postado por Suderland

Porém, antes de discorrer sobre essas duas música, é bom deixar claro que a influência que o U2 sofreu do David Bowie vai desde a escolha do estúdio em Berlin para gravar o álbum Achtung Baby, que foi onde o Bowie gravou sua famosa “trologia de Berlin” – produzidos pelo Brian Eno, que também foi produtor de vários álbuns do U2, inclusive o Achtung Baby – até a estética dos shows do U2 da ZooTv Tour até o PopMart Tour. Nessas tours o U2 adotou várias personas – como The Fly, Mirror Ball Man e MacPhisto -, a la David Bowie, para dramatizar e transmitir as boas e velhas mensagens da banda, mas com uma nova roupagem artística.

Sobre a música “Space Oddity”, ela abria todos os shows da “U2 360° Tour” e foi escrita pelo David Bowie, é sobre um astronauta, o Major Tom, que se perdeu numa viagem espacial e ficou vagando pelas estrelas. Quando os shows iam começar, então a música ​”Space Oddity” começava a tocar, o palco simulava os sons de um foguete, surgia uma fumaça no palco e, em alguns shows, o telão exibia as imagens de “escotilhas” se abrindo. Era quando a banda surgia. Numa entrevista para a revista Rolling Stone o Bono disse: “Entrávamos no palco ao som desta música todas as noites – como quatro astronautas.” Era como se todas as noites o Major Tom conduzisse todos que estavam no show da “U2 360° Tour” por uma incrível odisseia musical. Para reforçar esse conceito, a banda colocava no telão, no meio do show, a imagem de dois ETs numa nave espacial, como se estivéssemos cruzando com eles no espaço. Sem esquecer que, durante os shows dessa tour, o Bono sempre abria um link para conversar com os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), que eram mostrados no telão.

E o fim dessa incrível odisseia musical, o show da​ “U2 360° Tour”, era demarcada pela música “Rocket Man”, escrita por Elton John, que sempre tocava​. Que ela traz o tema de astronautas é óbvio, mas o curioso é que essa música também é uma referência ao Major Tom, personagem da música “Space Oddity”, a música que abria os shows do U2. Segundo o “The Straight Dope”, que é uma popular coluna de jornal publicada no Chicago Reader e distribuída em 30 jornais nos Estados Unidos e Canadá, o próprio Bowie fez essa conexão entre o Major Tom e a música Rocket Man durante os seus shows, dizendo durante a música “Space Oddity” a frase “Oh, Rocket Man!”, se referindo ao Major Tom.

​Assim, o Major Tom se fazia presente nos shows do U2 no início, meio e fim dos shows da “U2 360° Tour”.​ ​Que belíssima, sutil e inteligente homenagem o U2 fez ao David Bowie, criador desse icônico personagem.

Uma bela homenagem ao Major Tom, mais conhecido como David Bowie, que iniciou sua viagem definitiva para além das estrelas, numa grande e eterna odisseia espacial!

​”Ground control to Major Tom… Your circuit’s dead, there’s something wrong…”

Por Suderland Guimarães (@Suderland)


Compartilhar notícia