Projeto irá recriar local da Joshua Tree em Realidade Virtual
Projeto irá recriar local da Joshua Tree em Realidade Virtual
12 de fevereiro de 2020
Projeto irá recriar local da Joshua Tree em Realidade Virtual
Fã canadense visitou o local histórico e tirou cerca de 4 mil fotografias da árvore e seus arredores, a fim de desenvolver uma recriação perfeita em modelo 3D.
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

Um novo projeto em desenvolvimento pelo fã canadense Edward Platero irá recriar o cenário desértico da Joshua Tree em Realidade Virtual, permitindo que fãs do mundo todo possam ter a experiência de conhecer esse local icônico.

Enquanto as músicas do "The Joshua Tree" foram gravadas para posteridade, infelizmente a árvore que é capa do álbum encontra-se morta no Deserto de Mojave. Estimativas revelam que a árvore tenha caído no ano de 2000 e nesse período fãs da banda vieram de todo o mundo para visitar esse solo sagrado.

Esse local tem resistido às transformações do tempo, mas um dia acabará.

O objetivo deste projeto é preservar digitalmente esse pedaço da história musical através da sua recriação em 3D. Em janeiro de 2020, Edward Platero visitou o local histórico e tirou 3.937 fotografias da árvore e seus arredores, a fim de desenvolver uma recriação perfeita em modelo 3D.

Foram tiradas fotos para capturar cada centímetro da árvore em seu estado atual, incluindo fotografias aéreas. Usando o processo de Fotogrametria (técnica de extrair de fotografias métricas, a forma, as feições, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos), o objetivo deste projeto é recriar o local em Realidade Virtual para que fãs de todo o mundo que nunca tiveram a chance de visitar o local físico remoto possam ter uma chance de olhar mais de perto a árvore e ter a experiência que outros centenas de fãs do U2 usufruíram.

Enquanto a reconstrução digital da árvore e da área está em processo, existem outros planos para o futuro.

Banco de Dados

Enquanto estava no local, Edward fotografou e fez o inventário de todos os itens deixados pelos fãs. A intenção é criar um registro público dos itens no site do projeto. Atualmente, essas informações estão em um banco de dados privado até estarem prontas para serem publicadas.

Se você já visitou o local, conte sua história neste link para fazer parte do projeto.

Realidade Virtual

Assim que o modelo 3D estiver pronto, o plano é desenvolver uma experiência interativa de Realidade Virtual que possa ser compartilhada livremente com pessoas de todo o mundo.

Você pode acompanhar o progresso no site e Instagram do projeto.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2020 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko (Photography)