Retrospectiva 2017: Uma incrível jornada | U2 Brasil
Retrospectiva 2017: Uma incrível jornada
VickyPostado por Vicky

Os fãs do U2 haviam passado os últimos dois anos no que podemos chamar de “um turbilhão de calmarias”. Com o encerramento em Dezembro de 2015 da iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour após 79 shows, o que tinha restado a cada um de nós eram apenas questões sobre o que esperar, mas não quando esperar. O novo álbum ganhava produtores, faixas tinham seus supostos títulos vazados, alguns trechos eram ouvidos aqui e ali, mas de concreto apenas aparições de membros da banda em um e outro evento.

Mas o U2 decidiu começar 2017 com o pé na porta e um bom arrombo no orçamento dos ansiosos e sedentos fãs. Enquanto todos imaginavam que teríamos o lançamento de Songs of Experience e também da sua turnê, a banda decidiu colocar na estrada uma celebração aos 30 anos do clássico The Joshua Tree, o que já bastaria para chacoalhar todo o fandom, mas isso era apenas a ponta do iceberg. Visitas à América do Sul, gravações de DVD, especiais, o novo álbum, a próxima turnê. Se Bono nos últimos anos dizia temer como manter a relevância do U2 após tanto tempo na estrada, e se os fãs tiveram uma tímida comemoração aos 40 anos dos irlandeses no ano anterior, os últimos 12 meses não deixaram nada a desejar.

Para relembrar tudo o que aconteceu, nós do U2BR preparamos uma recheada retrospectiva, mês a mês, para que possamos celebrar cada momento desde efervescente ano e também para que possam se preparar para o que ainda está por vir.

Janeiro: Havíamos encerrado 2016 com dois últimos rumores: Songs of Experience finalmente estava pronto e em 2017 a banda voltaria a se apresentar em estádios, mas mal havíamos digeridos essas informações quando chegamos ao fatídico 09 de janeiro. Contra todas as expectativas dos fãs e da mídia, foi anunciado que o U2 partiria em uma digressão celebrando os 30 anos do seu (ou seria do nosso) The Joshua Tree. Com shows à princípio programados para América do Norte, o que incluía a primeira participação da banda no tradicional festival Bonnaroo, e na Europa. A abertura ficaria a cargo de Noel Gallagher’s High Flying Bird, Mumford & Sons, The Luminneers e One Republic.

Em meio a mais do que bem-sucedidas vendas – mais de 1 milhão de ingressos vendidos nos primeiros dias – anúncios de shows extras, entrevistas dos membros da banda a diversos veículos de mídia, os fãs da América Latina decidiram se mobilizar para que não ficassem de fora da turnê. A campanha #U2ComeToLatinAmerica realizada em conjunto por Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Equador colocou mais de 27 mil tuítes no ar na última semana do mês pedindo a presença da banda em nossas terras.

Para encerrar o mês, Larry foi homenageado pela Yamaha com uma premiação pela sua carreira.

Fevereiro: Faltando 3 meses para que pegassem a estrada, a banda anuncia o lançamento de uma nova versão de Red Hill Mining Town e é capa da revista Mojo. Bono manteve sua faceta humanitária em ação participando da Conferência de Segurança em Munique e também falando sobre ativismo juntamente com Bill Gates ao jornal El País.

Os fãs da América do Sul foram chacoalhados com rumores sobre a possibilidade de que a turnê de Songs of Experience se iniciasse por aqui, já que o U2 teoricamente já possuía datas reservadas na Argentina para o mês de outubro.

Nós do U2BR começamos a publicar um completo especial sobre The Joshua Tree, indo desde os seus produtores até a sua importância a repercussão para a indústria musical.

Março: O que esperar para os próximos meses, se perguntavam todos os dias os fãs do lado de cá da linha do Equador. Tuítes, especulações, datas dadas como certas e a expectativa crescendo. Enquanto isso de concreto foram anunciados os lançamentos da edição comemorativa dos 30 anos de The Joshua Tree para 02 de junho, com formatos especiais em CD e vinil, além de um Picture disc para a Record Store Day, a ser lançado em 22 de abril para Red Hill Mining Town.

A banda fez uma live em suas redes sociais diretamente do Electric Lady Studios em Nova York respondendo a perguntas dos fãs, e em uma das perguntas, Bono afirmou que a banda só viajaria para lugares mais distantes quando Songs of Experience fosse lançado.

Abril: Enquanto o palco para a The Joshua Tree Tour começava a ser montado em Houston e Kendrick Lamar divulgava XXX, sua faixa em contribuição com a banda, parte do seu álbum DAMN, nós do U2BR começamos a realizar uma forte apuração sobre os rumores que davam como confirmados as reservas do U2 para o Estádio do Morumbi em Outubro e com exclusividade fomos o primeiro fã-site a ter a confirmação oficial das datas por parte da assessoria de imprensa do estádio.

Nesse mês, Bono recebeu mais um prêmio, dessa vez da Fundação Skoll. Ainda, o designer da Apple, Jonathan Ive, ganhou a honra de contar com uma apresentação do U2 em sua festa de aniversário que aconteceu em Oxfordshire no noroeste de Londres.

Maio: Mês de aniversário de Bono, mês do início da turnê. Com estreia em Houston, a The Joshua Tree Tour trouxe a banda tocando seu icônico álbum na íntegra e também músicas que fizeram parte de toda a sua história. The Little Things That Give You Away, anunciada como um das faixas de Songs of Experience, também foi tocada ao vivo no programa de Jimmy Kimmel.

Larry Mullen apareceu como um dos músicos convidados do álbum de Alice Cooper. Os brindes para assinantes do U2.com foram anunciados.

Bono ajudou a colocar mais lenha na fogueira das nossas expectativas ao afirmar que “talvez tivesse uma surpresa para os fãs da América do Sul.”

Junho: Apenas uma data e nada mais do que aconteceu nesse mês tem importância: 06 de junho de 2017, finalmente o U2 confirmou sua vinda a América do Sul. As duas datas, que depois se tornariam 4, culminariam com o encerramento da turnê em solos brasileiros. Além disso, foram anunciados mais shows no Estados Unidos, que também também se uniram ao Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile.

Infelizmente, como nas outras vindas da banda ao Brasil, a venda dos ingressos transcorreu de maneira nada tranquilo, com problemas no site, para assinantes do U2.com, porém não há como negar que as vendas foram um sucesso.

A banda tocou ainda pela primeira vez em um festival nos Estados Unidos, em Bonnaroo.

Julho: A turnê avançou com apresentações pela Europa, com brasileira no palco em Paris, Bono e The Edge se apresentaram no Canadá durante as comemorações do Canada Day.

O novo álbum Songs of Experience continuou a mexer com a expectativa dos fãs. A banda estaria promovendo audições de seu novo trabalho durante os shows com alguns fãs escolhidos. Além disso, um clipe foi gravado em Amsterdã, além da banda voltar ao estúdio na companhia do Chainsmokers. Adam também deu alguns detalhes sobre o novo trabalho para a Variety.

Aqui no U2BR nós lançamos nosso Guia de Dublin com os principais pontos relacionados aos seus ilustres moradores e também trouxemos nossa linha do tempo traduzida para o inglês.

Agosto: Férias da turnê, mas a banda lançou uma prévia do seu novo trabalho quando o clipe de The Blackout foi divulgado no Facebook.

Setembro: Um mês para a vinda da banda ao Brasil e para acelerar mais os corações a banda se empenhou na divulgação do novo single, e do agora confirmado para 01 de dezembro, Songs of Experience.

Lançado em 06 de setembro, You Are The Best Thing About Me tinha mais uma vez como inspiração Ali e seu longo relacionamento com Bono. A música ganhou um clipe gravado em Nova York.

Além de ser levada ao palco de Jimmy Fallon, a banda se desdobrou em entrevistas às rádios de todo mundo – brasileira inclusive, com Adam falando à Radio Globo – e também com destaque no New York Times e Rolling Stone.

Infelizmente, como tudo não é feito apenas de boas notícias, a banda teve que cancelar sua apresentação em St. Louis, e devido a um forte terremoto que abalou o México, foi divulgado que a banda realizaria uma doação da parte da renda dos seus shows no país para as vítimas.

Outubro: Simplesmente O MÊS! Antes de nos dedicarmos a passagem avassaladora da banda pelo Brasil, vamos resumir os outros passos dos irlandeses.

A rádio 2FM e a Universal Music irlandesa realizaram um projeto da regravação das músicas de The Joshua Tree, no qual as vendas obtidas com o mesmo seriam revertidas em prol ao hospital infantil LauraLynn, localizado na Irlanda.

A banda foi indicada a duas categorias no EMA, e também ao American Music Awards. Na Cidade do México, gravaram um novo vídeo para a então inédita Get Out Of Your Own WayYou Are The Best Thing About Me ganhou um curta-metragem.

Colômbia, Argentina, Chile… Brasil. Brasil, a banda desembarcou por aqui sorrateiramente, mas depois acabou por “tomar” a cidade de São Paulo. Acompanhado de uma equipe da TV britânica BBC, e também da equipe de filmagem que gravou os shows de toda América Latina que prometem se tornar o DVD oficial da turnê, a banda esteve presente nos estúdios da Rede Globo no Morumbi, passeou pelo famoso Beco do Batman e outros pontos da Vila Madalena, andou pelo centro da cidade, com filmagens no lindíssimo edifício Copan, passaram pelo bar Drosofila, Adam foi visto no MASP… Viajaram para o Rio de Janeiro onde fizeram parte da celebração do luxuoso e badalado casamento do seu empresário Guy Oseary, na companhia de nomes como Madonna, também empresariada por Guy.

No estádio do Morumbi, com abertura de Noel Gallagher, as quatro noites emocionaram a todos que estiveram por lá. A banda entregou apresentações emocionais e impecáveis – mesmo que alguns fãs quisessem uma certa variação no setlist. A noite final contou com a presença de um dos “pais” de The Joshua Tree, o produtor Daniel Lanois.

Nós do U2BR, com o auxílio dos nossos amigos da banda escocesa December, da U2 Cover Alive e da U2 Ultraviolet Tribute Band, realizamos a maior festa de fãs do U2 no mundo, quando mais de 700 pessoas lotaram o Cine Joia na noite de 20 de outubro para celebrar esse momento tão especial.

A turnê terminou com uma arrecadação aproximada de 316 milhões de dólares.

Novembro: Mal os fãs haviam se recuperado da impactante turnê em homenagem a The Joshua Tree e o U2 já colocou na rede as datas e iniciou a venda para a turnê de Songs of Experience, com datas marcadas apenas para América do Norte em um primeiro momento.

Bono e Adam mostraram o remix de You Are The Best Thing About Me na companhia do DJ Kygo no NMA 2017 e também estiveram na premiação Los 40 Music Awards, na Espanha.

A banda foi homenageada pela sua carreira no EMA e tocou ao vivo para sortudos fãs na principal praça de Londres, a Trafalgar Square.

A banda foi destaque em diversas publicações e programas em todo mundo divulgando seu novo álbum – que mais uma vez acabou por cair nos ouvidos dos atentos fãs antes da data oficial de lançamento – American Soul, Get Out of Your Own Way The Blackout foram oficialmente lançadas nas plataformas digitais, bem como o vinil de Blackout que chegou às lojas no Record Store Day no Hemisfério Norte.

Dezembro: Lançamento oficial de Songs of Experience no dia 01. A banda se apresenta no Saturday Night Live. O especial gravado no Brasil e nos estúdios Abbey Road, lendário espaço utilizado e imortalizado pelos Beatles, vai ao ar na BBC e também na RTÉ irlandesa. Edge e Bono passam por diversos países divulgando o novo álbum.

Se o infinito é um grande lugar para começar, 2018 está aí, com seus 365 para que todos nós juntos escrevamos mais uma página da nossa história! Nosso muito obrigado e um feliz ano novo a todos!


Compartilhar notícia

  • daniel

    Simplesmente inesquecível poder estar no Morumbi no dia 25 de outubro.Sensacional.