Retrospectiva 2018: muitas emoções e a ansiedade do que está por vir | U2 Brasil
31 de dezembro de 2018 · eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour · U2BR
Retrospectiva 2018: muitas emoções e a ansiedade do que está por vir
VickyPostado por Vicky

2018 foi um ano mais do que movimentado para o U2 e seus fãs. Surpreendidos com a notícia de uma nova turnê começando em Maio do ano seguinte anunciada no final de 2017, passamos por 12 meses com shows na Europa e nos Estados Unidos, momentos de tensão com relação a voz de Bono, erros e acertos nos setlists da banda, dentre muitos outros acontecimentos.

Então como temos feito nos últimos anos, nós do U2BR trazemos para vocês uma retrospectiva com tudo o que aconteceu de importante na vida da banda neste ano que está perto do seu fim.

  • Janeiro: O U2 anunciou as datas de sua turnê europeia, com shows marcados entre Agosto e Outubro à princípio, passando por Alemanha, França, Portugal, Espanha, Dinamarca, Holanda, Itália, Inglaterra e Irlanda. A venda dos ingressos como sempre garantiu muitas datas esgotadas em poucas horas e forçou a banda a colocar datas extras em diversos países.

Apesar de ainda estarem em clima de férias, o U2 fez uma performance histórica para se somar a outras fantásticas que já realizou no Grammy Awards que premia anualmente os melhores da música nos Estados Unidos. Primeiramente, The Edge e Bono estiveram no palco com o rapper Kendrick Lamar numa crítica e política apresentação de XXX que não poupou alfinetadas ao governo Trump, e depois, em uma performance pré-gravada a banda apareceu em um palco montado no meio do rio Hudson em Nova York, com a Estátua da Liberdade emoldurando a execução de Get Out Of Your Own Way, música que aliás havia ganho um clipe em animação lançado alguns dias antes pela banda, e teve também uma versão remix lançada nas plataformas digitais.

Linear Notes, curta metragem com Bono narrando as suas notas presentes no encarte de Songs of Experience, foi colocado no canal do U2 no Vevo.

Janeiro também foi o mês de relembrarmos os 20 anos da primeira passagem do U2 pelo Brasil com a sua PopMart Tour. Fizemos um especial falando sobre isso aqui no site.

  • Fevereiro: Foi o mês que lançamos o trailer de um dos projetos mais trabalhosos e recompensadores que fizemos nos últimos tempos, nosso DVD colaborativo com a passagem do U2 em 2017 com a The Joshua Tree Tour.
  • Março: também conhecido como o mês mais irlandês do ano, já que é nele que o mundo celebra o padroeiro do país e se pinta de verde.

A banda anunciou a reedição de três vinis do seu catálogo: Wide Awake In America, Pop e All That You Can’t Leave Behind. Para o Record Store Day, data do comércio dos Estados Unidos e Europa voltada para a venda de LP’s, o U2 lançou um disco com Lights Of Home incluindo um remix especial feito por Beck para a música.

A The Joshua Tree Tour 2017 levou o prêmio de melhor turnê no iHeart Music Awards. Já a turnê que se aproximava com datas marcadas para Maio, vinha com a promessa do uso de realidade aumentada pela banda, divulgada em entrevista pelo colaborador de longa data do U2, Willie Williams.

American Soul, filmada durante as gravações da performance do U2 no Grammy, foi divulgada como mais um clipe da banda.

E na primeira das entrevistas muito especiais que a nossa equipe preparou durante este ano de 2018, conversamos com o jornalista Brian Boyd, do Irish Times, que tem acompanhado a banda desde o início da sua carreira. Releia ela aqui.

  • Abril: O mês no qual literalmente a banda entrou em aquecimento para a aguardada eXPERIENCE & iNNOCENCE Tour com ensaios sendo realizados no Canadá na pequena cidade de Laval, na Place Bell Arena. No final do mesmo mês, já próximo da estreia da nova tour, os ensaios migraram para Tulsa, nos Estados Unidos, local no qual a turnê se iniciaria em breve.

Enquanto Bono foi agraciado com a medalha de Liderança Distinta por George W. Bush, o U2 foi indicado em 4 categorias do Billboard Music Awards: “Top Duo/Group”, “Top Touring Artist”, “Top Rock Tour” e “Top Rock Album”.

Foi o mês no qual o U2 escolheu fazer de sua Love Is Bigger Than Anything In Its Way mais um canto de apoio às minorias e contra o preconceito, ao mostrar o amor através dos olhos da comunidade LGBTQ de Dublin.

  • Maio: 02/05/2018, Tulsa, o U2 coloca sua nova turnê na estrada. Com uma estrutura reciclada que dava continuidade a iNNOCENCE & eXPERIENCE Tour, a banda decidiu corajosamente abandonar todos os sucessos de Joshua Tree tocados a exaustão nos anos anteriores e fazer um show com certa entrega emocional mais presente em detrimento a enormidade dos estádios na sua viagem anterior.

Com a nova turnê, veio também um novo tourbook, e nele pudemos ver imagens feitas durante a passagem da banda por São Paulo no ano anterior.

A banda venceu duas categorias no Billboard Music Awards: “Top Touring Artist” e “Top Rock Tour”.

Foi o mês do lançamento do nosso DVD Colaborativo da The Joshua Tree Tour 2017 com direito a uma grande festa realizada com apoio da Universal Music no O’Malleys Bar em São Paulo.

Ainda não baixou o DVD? Não perca tempo e faço isso agora! Só clicar aqui.

  • Junho: Com a turnê seguindo pelos Estados Unidos, a banda fez uma parada em um show especial promovido em parceria com a SiriusXM no lendário Apollo Theatre em Nova York. O teatro em questão foi palco de momentos memoráveis na carreira de artistas como Michael Jackson e James Brown. Durante a intimista apresentação algumas voltas surpresas ao setlist como Every Breaking Wave e Who’s Gonna Ride Your Wild Horses.

O lançamento do nosso DVD Colaborativo continuou repercutindo em diversos lugares do mundo, sendo inclusive elogiado por Neil McCormick, amigo e colaborador de longa data da banda.

  • Julho: O mês foi aberto com uma apresentação especial, pé na areia, feita por Bono e The Edge em um evento promovido por uma emissora de rádio de Boston. Mais alguns remixes foram divulgados pela banda para Love Is Bigger Than Anything In Its Way, e justamente um destes remixes foi o responsável por fazer a banda voltar a ocupar o primeiro lugar em uma parada de sucessos, desta vez a Dance Club Songs da Billboard.

E falando em listas e números, foi o mês também que o U2 apareceu como o artista mais bem pago  do mundo na lista elaborada pela revista Forbes.

E nós do U2BR também alcançamos um grande posto de destaque ao entrevistamos ninguém mais ninguém menos do que que Mrs. The Edge, a bailarina e coreógrafa Morleigh Steinberg. Que tal deixar a gente feliz e reler a entrevista – ou ler pela primeira vez?

  • Agosto: Hora do U2 chegar ao velho continente e levar a sua turnê ao continente europeu, com sua primeira apresentação marcada para o último dia do mês em Berlim. Com um show que seguiu sem grandes alterações em relação a leg americana, acabou por desembocar em uma não grata surpresa logo no início do mês seguinte.
  • Setembro: O primeiro dia do mês já reservou um dos maiores sustos para os fãs do U2 nos últimos tempos. Durante a segunda apresentação da banda na Mercedes-Benz Arena em Berlim, pouco após o começo do show, diante de uma plateia absolutamente lotada, Bono perdeu a sua voz. Os aflitos fãs esperaram uma posição durante quase uma hora até que oficialmente o concerto teve que ser cancelado. Para alegria de todos o susto foi passageiro, com a banda remarcando sua volta a Berlim para o final de Novembro e já voltando a ativa 4 dias depois. O problema foi diagnosticado como uma irritação nas cordas vocais devido ao excesso da fumaça usada durante as performances.

Houve uma apresentação surpresa da banda em um restaurante comunitário de Paris. Bono esteve com o Papa Francisco no Vaticano.

No final do mês, as apresentações da banda acontecidas em Copenhague começaram a apresentar interessantes e aguardadas alterações no setlist apresentado até então: The Unforgettable Fire, Who’s Gonna Ride Your Wild Horses e Stay foram as primeiras a aparecer e abriram as portas para a volta de outras como The Fly e Dirty Day.

  • Outubro: O U2 concedeu uma extensa entrevista ao jornal britânico Sunday Times. Nela, a banda falou sobre estar em turnê, sua rotina, o futuro e um pouco mais sobre os acontecimentos na vida de Bono nos últimos anos.

A banda foi indicada ao EMA da MTV como Melhor Artista de Rock.

Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me foi selecionada como o lançamento para a edição de final de ano do Record Store Day, além de terem anunciado mais duas edições de vinis reeditados para The Joshua Tree e Zooropa.

O fotógrafo Anton Corbijn nos deu uma esperança ao anunciar que o documentário com os shows do Brasil em 2017 poderia ser lançado nos cinemas em 2019, enquanto os planos para a gravação do DVD da eXPERIENCE & iNNOCENCE Tour eram especulados para Berlim.

Ainda no campo cinematográfico, a banda fez uma sessão especial para celebrar os 30 anos de Rattle and Hum em Dublin, que contou com a presença de fãs selecionados através do site oficial e outros meios. Adam e The Edge estiveram presentes para prestigiar o evento.

  • Novembro: Último mês do U2 na estrada por um período que não sabemos quanto vai durar e com shows em duas cidades que certamente são mais do que especiais na vida da banda: Dublin e Berlim. Dublin trouxe quatro datas lotadas, com a presença de fãs do mundo todo, em apresentações que como sempre costumam ser marcantes e seguidas por grandes comemorações por toda a cidade. O ponto de destaque destes shows vem para Dirty Day voltando ao set depois de 25 anos.

Berlim, 13/11/2018, o fim desta viagem, em uma emocionante ponte entre a inocência e a experiência marcada por muitos momentos do genial Achtung Baby.

Mas mal a turnê havia findado já tivemos rumores e mais rumores sobre a volta do U2 à Austrália e Oceania já no próximo ano.

Bono gravou a participação no especial anual em prol da (RED) para o programa de Jimmy Kimmel e participou da gravação de um single voltado a ajudar os sem-teto que vivem na Irlanda.

E por aqui, em mais uma das nossas entrevistas especiais, conversamos com Nick Stewart, responsável por assinar o primeiro contrato do U2 com a Island Records.

  • Dezembro: Depois de 4 anos de intensa atividade, pela primeira vez os fãs terminam um período sem saber qual o real projeto da banda para o que está por vir. Sem novas turnês ou álbuns realmente engatilhados, o U2 entra em hiato, pelo qual os fãs todos torcem pela brevidade.

Na véspera de Natal, depois de uma longa ausência, Bono voltou às ruas de Dublin para o seu tradicional busking, e levou The Edge e muitos outros para lhe fazerem companhia.

Enquanto isso, todos ao redor do mundo dividem a sua expectativa à espera do novo DVD e do novo brinde para os assinantes.

Estes são apenas alguns momentos que escolhemos para destacar nesta passagem de 2018. Claro, se quiser saber todas as notícias completas basta acessar o nosso site e nossas redes sociais para tudo o que passou e ainda está por vir.

Mais uma vez nossos agradecimentos a todos vocês que fazem esse nosso trabalho possível e um feliz 2019!


Compartilhar notícia

  • 1
  •  
avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de