#TBT: 37 anos do clipe de “New Year’s Day”
#TBT: 37 anos do clipe de “New Year’s Day”
26 de dezembro de 2019
#TBT: 37 anos do clipe de “New Year’s Day”
Clipe foi filmado pelo diretor irlandês Meiert Avis na gelada cidade de Sälen, na Suécia.
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

Um dos clipes do U2 de maior exibição na MTV senão um dos mais conhecidos pelos fãs é o de "New Year's Day", primeiro single do álbum "War", de 1983.

A letra da canção, originalmente composta por Bono a sua esposa, foi inspirada pelo movimento sindicalista polonês Solidariedade, que liderado por Lech Walesa lutou contra o regime comunista no país.

No dia 15 de dezembro de 1982, o quarteto viajou para a gelada Sälen, na Suécia, junto com o diretor Meiert Avis e o fotógrafo Anton Corbijn para gravarem o clipe. No entanto, subestimaram o rigoroso inverno da Escandinávia e chegaram sem roupas apropriadas para aguentar as temperaturas negativas. Como contam em U2 by U2, “a boca de Bono quase congelou”.

Foto: Anton Corbijn

Na hora de rodar a sequência a cavalo, coube a quatro garotas suecas, vestidas com roupas semelhantes às dos membros do U2, o papel de serem figurantes. A banda só aparece de fato nas cenas de performance. Mesclado com a gravação, o vídeo também exibe imagens das tropas soviéticas avançando no inverno durante a Segunda Guerra Mundial.

O clipe estreou no dia 31 de dezembro de 1982 no programa The Tube da emissora britânica Channel Four. O single, lançado no dia 1 de janeiro de 1983, foi o primeiro grande sucesso internacional dos irlandeses, alcançando a décima posição no Reino Unido e figurando na posição 53 na lista da "Bilboard Hot 100".

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2020 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko (Photography)