#TBT: Bem-vindo aos melhores momentos do U2 | U2 Brasil
31 de janeiro de 2019 · #TBT
#TBT: Bem-vindo aos melhores momentos do U2
VickyPostado por Vicky

Posses presidenciais há muito deixaram de ser apenas compromissos de Estado e se tornaram verdadeiros eventos midiáticos, e quando falamos nos Estados Unidos esse fato é ainda mais marcante. Talvez desde o fascínio criado especialmente por John Kennedy nos anos 60, uma posse de presidente estadunidense atrai olhos e ouvidos de todos não fascinados apenas pela posse daquele que parece ditar o ritmo do ocidente e do capitalismo, mas também pelas ilustres presenças que podem comparecer ao evento. E hoje, inaugurando a nossa coluna TBT, que trará mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, curiosidades sobre o passado da banda que acontecerem no mesmo período em anos anteriores, vamos falar sobre as duas posses de presidentes que contaram com a presença de membros do U2.

Image result for bill clinton inauguration 1993Assim como acontece em solo brasileiro, na maior potência capitalista do mundo, os presidentes tomam posse logo no primeiro mês do ano, mas ao contrário do que acontece por aqui, quando o evento toma forma sempre no dia 01 de janeiro, nos Estados Unidos o mês é respeitado, mas as datas são flexíveis. Sendo assim, em 20 de janeiro de 1993, William Jefferson “Bill” Clinton, ex-aluno de Direito da renomada universidade de Yale e ex-governador do estado do Arkansas, tornou-se o 42º presidente estadunidense, sendo o primeiro a assumir o posto pós-Guerra do Golfo e o primeiro a encarar o mundo sem o Muro de Berlim ou a que parecia eterna ameaça da Guerra Fria. Com um perfil que flertava com o pop desde a campanha, com Bill fazendo questão de mostrar seus dotes tocando saxofone e o avesso do conservador George Bush, a posse de Clinton atraiu nomes como Michael Jackson, Aretha Franklin, Bob Dylan, Diana Ross, dentre outros.

Nessa esteira, a MTV decidiu criar o seu próprio baile de posse em honra ao presidente, e em meio a este evento, tivemos a estreia e única apresentação do Automatic Baby: de um lado, Michael Stipe e Mike Mills do R.E.M., do outro, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. A música escolhida: One. O nome decidido para batizar a banda formada naquela data especial veio dos álbuns lançados por ambos anteriormente: Automatic For The People e Achtung Baby.

Image result for obama inauguration lincoln center16 anos e um Bush depois, Barack Obama, democrata, tornava-se o primeiro negro a assumir a Casa Branca, e a exemplo de Bill Clinton nos anos 90, havia caído nas graças dos jovens, dos que pregavam o fim dos conflitos armados apoiado pelos Estados Unidos e procuravam uma nova visão para o aspecto social e a economia americana. Também formado em Direito, mas por Harvad, e natural do Havaí, Obama se tornou – e se mantém mesmo já tendo deixado o cargo – quase que um ícone imediato da cultura mundial. Na sua posse em 18 de janeiro, no Lincoln Memorial em Washington, foi organizado o show We Are One. No palco, nomes como Jack Black, Steve Carrell, Tom Hanks, Denzel Washington, embalados por shows de astros como Beyoncé, Mary J. Blige, Jon Bon Jovi, Shakira, Bruce Springsteen, James Taylor e… U2, tocando Pride (In The Name Of Love) e City Of Blinding Lights. A cerimônia foi acompanhada por atentos olhos in loco e via TV e internet ao redor do planeta.

E você, está lembrado desses fatos? Quais são as suas lembranças em relação a banda no mês de janeiro? Acompanhe a nossa coluna e saiba todos os meses mais curiosidades!


Compartilhar notícia

  • 125
  • 6
  •  
avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de