U2 e outros artistas ajudam a reduzir o desperdício em shows com copo alternativo | U2 Brasil
U2 e outros artistas ajudam a reduzir o desperdício em shows com copo alternativo
RômuloPostado por Rômulo

À medida que mais promotoras de concertos e arenas procuram reduzir a quantidade de resíduos que criam a cada ano, os copos e canudos de plástico estão sob crescente escrutínio pela quantidade de danos que causam ao meio ambiente.

Mais de 4 bilhões de copos descartáveis ​​são usados ​​todos os anos em shows, esportes e outros eventos ao vivo. Mas agora uma empresa com sede em Minnesota está trabalhando com bandas como o U2 para desenvolver uma alternativa que gera desperdício zero, gera renda adicional para as arenas participantes e dá aos fãs uma lembrança que eles podem levar para casa. Lançado em 2017, o r.CupTM é o primeiro teste de um copo reutilizável e rentável, empregado pela Live Nation para a The Joshua Tree Tour do U2.

Enterprise Center

“Queríamos abordar o problema do lixo que vimos em todo o mundo em nossos eventos quando as luzes foram acesas”, disse Craig Evans, diretor de longa data do U2. “O U2 tem um compromisso de longa data com a sustentabilidade e trabalhamos com a Effect Partners por mais de uma década em inovações ecológicas, então ficamos orgulhosos em ajudar a testar a solução da r.Cup na turnê Joshua Tree de 2017 e levá-la adiante na turnê de 2018.”

Desde a sua criação, a r.Cup diz ter separado mais de 500.000 copos plásticos descartáveis ​​em quase 70 concertos e mais de 50 locais em dois continentes e está sendo utilizado por mais de uma dezena de artistas.

“A realidade é que a era da reciclagem, mesmo com copos compostáveis, seguiu seu curso. Embora os locais e os artistas tenham investido muita energia tentando incentivar a reciclagem, a menos que seja classificado manualmente, ele não funciona em eventos ao vivo. E, como resultado, simplesmente não é suficiente para lidar com o problema do plástico que assola nossos aterros e oceanos”, diz Michael Martin, fundador da r.Cup. Martin trabalhou em iniciativas de sustentabilidade por quase três décadas através de sua empresa, a Effect Partners, que executou os testes iniciais para a r.Cup antes de se tornar uma nova empresa.

“Em nosso primeiro ano, já provamos que os fãs estão prontos para ajudar, os artistas estão ávidos para fazer mais e os administradores de arenas e concessões estão mais ansiosos do que nunca para trabalhar no sentido de minimizar o acúmulo de resíduos”, diz ele.

A empresa recebeu apoio antecipado e incentivo de Guy Oseary da Maverick e a r.Cup tem sido utilizada para datas selecionadas por artistas como Bon Jovi, Radiohead, Rod Stewart, Dave Matthews Band, Jack Johnson, Warped Tour e festivais como Camp Flog Gnaw e Farm Aid. A empresa cria copos duráveis ​​com a marca para cada evento e fornece os copos gratuitamente para as concessionárias, que cobram dos clientes uma taxa de $3 quando compram sua primeira bebida. No final da noite, os fãs podem devolver o copo e serem reembolsados, ou manter o copo como uma lembrança para levar para casa. A r.Cup e a turnê partilham o dinheiro ganho com as taxas em copos que os fãs levam para casa, e 10% dos rendimentos vão para fundações de caridade que investem em limpeza de plástico oceânico e pesquisa em soluções alternativas de plástico.

“Estamos no negócio de produzir pisos impecáveis”, diz Martin. “Essa não é apenas uma ótima solução para um problema ambiental complicado, é uma solução econômica para o cliente e para o local”.

Martin diz que sua empresa organiza eventos para ajudar a treinar servidores, coletar copos sujos e reembolsar os fãs que querem devolver o copo. No mês passado, ela lançou um teste de seu novo programa com todos os shows na famosa boate First Avenue, em Minneapolis, usando a r.Cup para todos os eventos. A empresa também está desenvolvendo o lançamento de um novo produto de copo à base de plantas no outono.

Fonte: Billboard


Compartilhar notícia

  • 523
  • 2
  •  
avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de