U2 temeu o pior: a história da noite em que Bono perdeu a voz
U2 temeu o pior: a história da noite em que Bono perdeu a voz
04 de novembro de 2018
U2 temeu o pior: a história da noite em que Bono perdeu a voz
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

O U2 acreditava que poderia ter sido o fim da banda quando Bono perdeu sua voz no começo de um show em Berlim em setembro.

O otorrinolaringologista (especialista em voz) de Bono, Steven Zeitels, que falou com a banda naquela noite, disse que havia uma chance de 70% de que Bono tivesse sofrido uma grave hemorragia vocal, o que significaria que poderia demorar anos para ser capaz de cantar novamente.

O show foi interrompido e a banda se reuniu embaixo do palco.

Foi The Edge quem falou pelo telefone com Zeitels, que é professor de cirurgia laríngea na Harvard Medical School e diretor do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) / Centro de Cirurgia Laríngea e Reabilitação de Voz e cujos clientes incluem todos, desde Adele até Julie Andrews. Zeitels estava convencido de que o show não poderia continuar.

A banda falou em detalhes sobre o incidente pela primeira vez em uma entrevista exclusiva na revista LIFE de hoje no Sunday Independent.

Bono fala de se sentir envergonhado e emasculado, comparando-se a Sansão com o cabelo cortado: "O homem forte... sem força."

Bono diz que já se apresentou com uma dor de garganta antes, mas isso foi diferente. "A situação mudou tão rapidamente, de cantar bem para não ser capaz de cantar nada - esse foi o choque", diz ele.

Bono diz que as pessoas ao seu redor estavam contemplando que tudo estava acabado para o U2. Mas ele sabia que não havia quebrado nada, sabia que não sentia um estalo e sua voz estava funcionando. Mas Zeitels insistiu que a garganta de Bono precisava ser checada.

Ainda não se sabe o que causou a perda súbita de voz. Bono especula que “pode ter sido um espasmo vocal causado por uma reação alérgica a alguma coisa. Pode ter sido fumaça; pode ter sido um bloqueio no sistema de ventilação”.

Os fãs que forem aos shows esgotados do U2 em Dublin na próxima semana ficarão felizes em saber que Bono está "cantando como um pássaro agora".

Fonte: Independent.ie

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2020 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)