U2BR lança nova seção de bootlegs do U2 | U2 Brasil
7 de janeiro de 2018 · U2BR
U2BR lança nova seção de bootlegs do U2
U2 BrasilPostado por U2 Brasil

O U2BR está lançando como primeira novidade de 2018 uma seção de bootlegs do U2.

Mas o que são bootlegs

Trata-se de uma gravação de alguma performance que não foi lançada oficialmente pelo U2.

Fonte: U2faqs

O que o U2 pensa sobre os bootlegs?

Em 1991, quando um bootleg das sessões de gravação do U2 chamado The New U2 começou a ser distribuído, a Island Records tirou um anúncio de página inteira da publicação britânica Music Week alertando as lojas que a gravadora “tomaria processos legais” contra qualquer pessoa que vendesse os bootlegs. O empresário da banda na época, Paul McGuinness, emitiu uma declaração dizendo que os “bootleggers” estavam enganando os fãs ao distribuir material de qualidade inferior.

Em uma entrevista posterior ao incidente, Bono disse: “A única coisa que pode irritá-lo é se as pessoas estão cobrando muito dinheiro por algo que não é muito bom. As fitas do ‘Achtung Baby’ foram roubadas e foi como ter seu notebook vasculhado”.

Durante 2001, vários outros comentários foram feitos pela banda em relação à gravação de seus shows. Eles deixaram claro que estavam bem com as pessoas gravando suas performances e trocando-as. Eles deixaram claro que se opunham às pessoas que ganhavam dinheiro com essas gravações. Como Bono diz: “Nós convidamos as pessoas a gravarem nossos shows. Nós convidamos as pessoas a fazerem cópias, não temos problemas com isso, mas se algum cara vai ganhar dinheiro com isso, nós vamos descobrir onde ele estaciona seu carro”.

Fonte: U2faqs

À princípio são dois bootlegs por turnê, escolhidos com base em discussões em fóruns internacionais sobre a banda, disponíveis para serem ouvidos diretamente no site. A cada mês um novo bootleg.

Os tipos de bootlegs incluem gravações de audiência, mesa de som e rádios. Gravações mais recentes são capturas de IEM (In Ear Monitors), dispositivos usados por cada membro para ouvir os microfones e os instrumentos no palco, que proporcionam um áudio cristalino e limpo. O único problema de uma gravação IEM é a presença de um metrônomo em segundo plano, que ajuda a banda a estar no tempo.

Acesse aqui para ouvir ou selecione uma turnê (disponível na aba ‘Conteúdo’ do menu):

Se desejar fazer o download de algum dos bootlegs e de outros shows, acesse o site do U2start.

Agradecimentos: U2start e Anselmo Carlos Lopes


Compartilhar notícia

  • Marcos Cardoso Ce

    O site está de parabéns, adorei esta inovação e os bootlegs são ótimos, demonstram a autenticidade da banda. Adorei.

  • U2 Brasil

    Que bom que gostou, Marcos. Aproveite 🙂

  • Cris_Alves

    Nossa! Estou encantanda com o site, com as informações…. enfim, com tudo! Parabéns!!!*

  • U2 Brasil

    Obrigado, Cris 🙂 Aproveite!