1981: O ano do trabalho árduo e das dificuldades
1981: O ano do trabalho árduo e das dificuldades
30 de abril de 2015
1981: O ano do trabalho árduo e das dificuldades
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

A grande cicatriz de "October" é o fato de que, durante o processo de gravação, a pasta em que o Bono arquivava as canções escritas meses antes foi furtada.

Tendo entrado em estúdio no mês de julho, com reserva do mesmo até o final de agosto,  iniciou-se uma verdadeira corrida contra o tempo para a banda. "October" foi gravado sob o desafio do tempo exíguo para conclusão das gravações, mesmo com a perda do material. Os trabalhos se deram sob intensa pressão e improvisos:

“Lembro-me da pressão que foi feita pelo estúdio, eu lembro de escrever letras sobre o microfone – e em £50 por hora, isso é bastante pressão. Lillywhite estava andando para cima e para baixo no estúdio… lidou muito bem. E o irônico sobre October é que há uma espécie de paz sobre o álbum, apesar de ter sido gravado sobre esta pressão. Muitas pessoas acharam difícil de aceitar October (...). É o que implica mais do que 'levantar e dançar, baby'. Eu acho que October vai mais para áreas de rock n' roll de tal modo que o ignorem. Quando eu escuto o disco, algo como 'Tomorrow' realmente me move". (Bono)

A paz à qual o Bono se refere, certamente, é fundada na inspiração que permeia todo o álbum, com letras cristãs e espiritualizadas. Ainda nas palavras de Bono “o segundo álbum (o difícil segundo álbum) é sobre Deus”. Hoje, "October" figura como um dos menos populares álbuns da banda, mas certamente colaborou na consolidação da carreira do U2, que venceu o desafio de ultrapassar a barreira de ser uma banda de um único álbum.

Mas não apenas a gravação de "October" fez de 1981 um ano tenso. Nessa época, Bono, Larry e Edge intensificaram suas discussões sobre a Bíblia e seus ensinamentos. Na contra-mão,  Adam ficava isolado dos demais e discordava abertamente do título de "banda cristã" que o U2 estava assumindo.

A banda chegou a cogitar uma separação, mas optaram por cumprir a agenda de shows já programada. O tempo a mais na estrada acabou aproximando novamente os integrantes da banda, especialmente Bono e Adam.

Ainda no ritmo alucinante da banda, no mesmo Outubro de lançamento do álbum, iniciava a October Tour, se estendendo pela Europa em Novembro e chegando à América do Norte em Dezembro.

O designer de som da banda, Joe O´Herlihy, no "North Side Story", assim definiu a fase da banda:

“Trabalho duro era a chave. A ‘Boy Tour’ foi seguida da ‘October Tour’ e da ‘War Tour’. Se eles não estavam nos estúdios, eles estavam fora fazendo tour da gravação. O progresso era difícil, sangrento e disputado e o objetivo do exercício era sempre chegar ao próximo degrau da escada. Nós basicamente saímos do estúdio para a turnê, de volta para o estúdio e para a turnê (...) Fazer parte de uma banda é como fazer parte de uma gangue. Isso faz você se sentir parte de algo especial. Que durante muito tempo isso dure”.

Então, não só as dificuldades foram uma marca do ano 1981 na história da banda, mas muito trabalho e muito amadurecimento profissional. Nessa época, o U2 era famoso na Irlanda e conhecido na Inglaterra, mas seu principal objetivo era conquistar a América - objetivo este que seria atingido nos anos seguintes. Aguardem os próximos especiais.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)