1983: U2 – Um triunfo internacional
1983: U2 – Um triunfo internacional
04 de julho de 2015
1983: U2 – Um triunfo internacional
Aleh

Apesar de ser uma banda em ascensão, cujos dois primeiros álbuns conseguiram um sucesso substancial, foi em 1983 que U2 se elevou à status de potencial internacional, com a gravação do álbum que lhe renderia hits eternos como "New Year's Day".

Em janeiro, U2 lança sua "New Year's Day" como single, alcançando o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, e sendo tocada frequentemente nas rádios americanas. Em fevereiro, U2 lança oficialmente o álbum "War". Uma produção mais agressiva que os dois lançamentos anteriores, retratando a banda como não alheia aos problemas humanitários, e, mais do que isso: disposta a fazer alguma coisa para mudar a situação.

É o álbum que coloca o U2 como uma banda que tem uma mensagem importante a passar, indo em contrapartida aos sons pop e superficiais dos anos 80, trazendo uma mensagem poderosa, uma batida pesada, e uma letra ritmada aos sons militares. Era o U2 que deixava a inocência de lado e percebia que o mundo pode ser um lugar bem sombrio.

Os shows da War Tour são considerados por muitos fãs, os melhores shows da banda. Vemos os quatro meninos de Dublin se transformando em jovens agressivos com o rumo do mundo e da sociedade. As letras do álbum demonstram exatamente isso, assim como a performance da banda em palco. A luta por causas sociais foi se tornando ainda mais frequente nas apresentaçoes da banda, e Bono usualmente levantava a bandeira pela paz. Era o começo da formação de Bono como o frontman que é hoje.

Finalmente, em junho, U2 grava seu show histórico no teatro Red Rocks, dando origem não só à gravaçao videográfica da banda, como também o mini-CD: "U2 Live: Under a Blood Red Sky", produzido por Jimmy Iovine. O álbum conseguiu colocações muito boas nas paradas dos Estados Unidos e Europa, colocando ainda mais um holofote na banda promissora de Dublin.

1983 foi o ano em que os quatro garotos irlandeses cresceram e descobriram que poderiam fazer mais do que sempre esperavam. Conseguiriam entregar uma mensagem poderosa para as pessoas, através de sua música. As apresentações ao vivo mostraram o quanto a banda funcionava bem e o quão brilhante o futuro era para eles.

Era o começo do U2 como não apenas uma banda de rock, mas uma forte presença da vida de quem os ouvia.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)