1991: Achtung, Baby! O ano da reinvenção
1991: Achtung, Baby! O ano da reinvenção
27 de outubro de 2015
1991: Achtung, Baby! O ano da reinvenção
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

Acontecimentos como a Guerra do Golfo, imprimiam uma sensação surreal em toda a banda, especialmente em Bono, que não acreditava como uma coisa tão importante e maléfica como uma guerra, poderia ser transmitida em tempo real na televisão como se fosse algo banal. Este acontecimento, mais tarde, iria influenciar certos aspectos em relação à turnê.

Em fevereiro U2 chega à Tenerife para realizar uma sessão de fotos a fim de compor a arte da capa do novo álbum, voltando depois para  Irlanda, a fim de terminar o novo disco. O estúdios da banda na Irlanda, se constituía em uma mansão vitoriana alugada, o qual foi denominado de “Dogtown”, nesse período, uma das faixas do novo disco foi finalizada: “So Cruel”. Logo depois dessa temporada, eles resolveram voltar para Windmill Lane.

Apesar do bom ritmo de gravações, algumas situações tiveram impacto negativo nessa época: a primeira delas foi a separação de Edge, que inevitavelmente contribuiu para o som mais pesado e sombrio que pode ser ouvido no álbum. Outra grave situação que ocorreu durante o nascimento do Achtung Baby, foi o vazamento das sessões de gravação em Berlin. Os bootlegs logo se tornaram um artefato para os fãs da banda, sendo até mesmo vendidos em forma de um vinil duplo.

Em junho, a banda volta a fazer novas fotos com Anton Corbijn para a capa do novo álbum, e começam os encontros mais específicos com Catherine Owens e Willie Williams sobre o formato da nova turnê do U2.

Durante o restante do ano, o álbum vai começando a tomar forma, assim como as ideias da banda para a turnê, também. Em setembro a banda filma parte do que viria a se tornar o clipe de “The Fly”, e em outubro, eles viajam até o Marrocos para gravar o clipe de “Mysterious Ways”. Em 9 de outubro “The Fly” tem sua estréia nas estacões de rádio da América do Norte, rapidamente chegando ao número 1. Em 21 de outubro a música é lançada definitivamente como um single.

Com o final do ano chegando, o ritmo de trabalho da banda se torna mais frenético para terminar tudo e colocar o novo trabalho para o público. Em 6 de novembro, Mysterious Ways é lançada apresentada às rádios (sendo lançada oficialmente como segundo single apenas em 24 de novembro). Em 13 de novembro, finalmente a banda chega a um acordo, e nomeia oficialmente a nova turnê de “ZooTV”.

Em 18 de novembro é lançado o tão esperado “Achtung Baby”. E a banda surpreende a todos novamente. Aqueles que esperavam uma obra-prima da banda se depararam com uma nova direção no som, muito mais sombrio, irônico e intricado, muito diferente daquele que a banda havia apresentado em seus trabalhos anteriores, mas igualmente fascinante. E aqueles que disseram ser o Joshua Tree a última grande obra do quarteto de Dublin, foram jogados contra um grande trabalho, que viria a ser considerado, por muitos, o melhor álbum da banda.

Rapidamente o álbum ficou em primeiro lugar, recebendo inúmeros prêmios, e lançando, novamente, U2 nos holofotes do sucesso mundial.

Quer saber mais sobre a “agenda” do U2 ano a ano até chegarmos em 2015? Continue ligado no U2BR para ver nosso especial sobre os 40 anos da banda.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)