O U2 abandonou o bom e "velho" pendrive e entrou de cabeça na tecnologia cloud! Pode parecer algo "tolo" e sem muita relevância para nós, fãs, mas essa mudança tem implicações diretas - e interessantes - nos shows da Innocence + Experience Tour! Saiba como!
Que o U2 é uma banda que sempre inova e redefine os parâmetros de turnês nós já sabemos desde a ZooTV e mais recentemente na fantástica U2360° Tour. Neste quesito, a Innocence And Experience Tour também não deixa nada a desejar!
Porém, o grande passo da banda nesta nova turnê talvez não seja o deslumbrante e funcional telão LED "dupla-face" de 29x7m, nem o revolucionário sistema de som exclusivo desenvolvido pelo engenheiro de som da banda Joe O'Herlihy, mas sim a tecnologia de armazenamento de dados "cloud".
Normalmente, as produções das turnês armazenam os efeitos visuais diretamente no sistema que utilizam para rodar as imagens do telão. No entanto, se houver uma mudança ou algo precisar ser adicionado, precisa ser fisicamente copiado para o sistema do show, geralmente com um pen drive tradicional. Isso é problemático por várias razões: e se o pen drive for perdido, roubado ou não puder ser entregue à equipe técnica a tempo do show começar?
A saída que o U2 adotou foi utilizar os serviços de armazenagem cloud da empresa EMC!
"Em todas as outras turnês, eles usavam um pen drive USB para armazenar seu dados," disse Chris Ratcliffe, vice-presidente sênior da EMC. "Eles vieram até nós e disseram: 'o armazenamento que temos não está fazendo o que precisamos'."
Os serviçoes da EMC permite que a banda altere facilmente o setlist, e isso englobando efeitos visuais, com noticias de última hora, sem causar uma dor de cabeça para os membros da produção.
Em turnês passadas, a banda se reunia com os managers da produção do palco para discutir o setlist. Se alguma alteração significasse criar algo novo ou modificar uma peça já existente, isso era feito manualmente num laptop e depois passado fisicamente através de um pen drive USB, copiando o novo conteúdo para o sistema utilizado para rodar os efeitos visuais nos telões. Isso poderia levar muito tempo.
"Agora, o U2 armazena tudo em apenas um lugar e fica imediatamente disponível. Então mesmo que eles dicidam fazer algo diferente DURANTE o show, os membros da equipe conseguem facilmente pegar as peças mais relevantes", explica Ratcliffe.
Em cada noite o show é gravado por 28 câmeras HD, que são responsáveis por capturar todos os momentos do concerto e coletam algo em torno de 500GB por hora que são transferidos para o sistema Data Domain da EMC Data, um único dispositivo que armazena, salva e proteja os dados do show. E para rodar todos os efeitos visuais do telão, a EMC criou o sistema 22.9TB VNXe3200.
Porém, para que a equipe tenha acesso aos dados na cloud sem percalços, um outro problema precisou ser solucionado: o acesso a uma internet rápida e estável. Pra isso, o U2 está usando um dispositivo técnico (do tamanho de uma caixa pequena) que viaja com eles, que dá acesso aos dados mesmo se não houver conexão com a internet no local.

(Imagem: computerworld.com.pt)
Com a possibilidade de armazenar as gravações de vídeos de cada uma das 28 câmeras que usam durante cada um dos show, a banda pode dicidir posteriormente como monetizar todos esses arquivos como, por exemplo, lançar vídeos de toda a turnê, não apenas uma noite.
Já imaginaram as possibilidades que isso traz aos fãs? Que tal entrar num serviço qualquer de stream e escolher qual show da turnê você quer comprar? Seria sensacional!






