Resenha especial de “Song For Someone”
Resenha especial de “Song For Someone”
Resenha especial de “Song For Someone”
12 de julho de 2015
Avatar photo
Vicky
Editora do U2 Brasil

Someone: Alguém... Pessoa importante. Song for Someone: canção para alguém...

E quem seria esse alguém? Se nos shows do U2, Bono apresenta esta música ao mostrar um certo garoto de Dublin tentando impressionar a sua namorada... Portanto, Paul Hewson e Alisson Stewart seriam os personagens mais óbvios desta música. O U2 ao estrear ontem seu novo vídeo mais uma vez mostra que músicas não são algo apenas com uma visão, um significado, que para cada um, em cada situação ela pode trazer uma história, um sentimento, e tantas cargas que não sabemos por onde começar.

Alguém, pronome indefinido. E o amor... O personagem da música não precisa ser apenas um casal, essa ideia às vezes tão fixa e singular que muitos têm quando falamos sobre sentimento, ela é muito maior, e é com essa sutileza que o U2 tirou o foco de uma "balada banal" para mostrar que certo alguém pode ser um filho. O belo curta metragem que a banda nos presenteou mostra o último dia de prisão de um pai que vai encontrar sua filha ao sair de lá. A filha que pelo que podemos perceber ele mal conheceu, afinal na sua cela ele contempla a foto de uma criança, mas quem encontra ao final é uma bela adolescente.

Woody Harrelson, ator americano de 53 anos, definitivamente foi a escolha certeira para em tão poucos minutos, e apenas com um quase que totalmente silencioso caminhar, nos passar exatamente a emoção necessária, e dizemos isso não apenas pela sua brilhante carreira, amizade com Bono ou envolvimento em causas sociais, mas sim, por até certo ponto já ter sido o "someone" para alguém que esteve na prisão. Woody é filho de Charles Harrelson, assassino profissional que foi condenado a prisão perpetua de um juíz, além de ser considerado um dos envolvidos no assassinato do presidente John F. Kennedy. Charles, depois inclusive de ter tentado uma fuga da prisão onde estava em Atlanta, morreu de causas naturais, ainda enclausurado em 2007, aos 69 anos. E para tornar ainda mais pessoal, verdadeiro, visceral até certo ponto, a atriz que interpreta a filha do prisioneiro no clipe é a própria de Woody, Zoe.

Talvez o clipe dirigido por Vicent Haycock (que já trabalhou com Paul McCartney e Lana Del Rey) não tenha agradados a todos os fãs, afinal ele não é óbvio, não traz a banda tocando, não tem um final feliz... Apenas somos brindados com uma incômoda e vazia visão de Aaron, o personagem de Harrelson, e a sensação do "E agora?", e certamente foi isso o que quiserem nos deixar: o vazio, e é nesse vazio que uma vida precisa ser recomeçada, reconstruída. É uma porta que se abre à saída da prisão, mas para onde? A sua pequena filha não é pequena, o deserto, a paisagem por onde o carro segue talvez seja tão vazia quanto a sua própria existência agora.

"If there is a light you can’t always see

And there is a world we can’t always be

If there is a dark that we shouldn’t doubt

And there is a light, don’t let it go out…"

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS