Retrospectiva 2019: um ano desbravador
Retrospectiva 2019: um ano desbravador
31 de dezembro de 2019
Retrospectiva 2019: um ano desbravador
Esse foi o 2019, nosso e o do U2, um ano em que todos pudemos caminhar para novos lugares.
Vicky
Editora do U2 Brasil

2019 chega ao fim e, como já virou tradição aqui no U2BR, é o momento da nossa retrospectiva com os melhores momentos do U2 ao longo destes 365 dias.

Tivemos a terceira turnê do U2 em 3 anos, tivemos muitas entrevistas especiais no nosso site, ficamos de cara nova, estivemos nos shows, vimos a “segunda geração” chegando com a banda do filho do Bono... e muito mais!

Então, segure na nossa mão, vem com a gente reviver este ano e fique conosco para 2020 e os próximos, porque como já diria uma certa banda por aí: o tempo é um trem fazendo do futuro o passado, e não importa em qual parte do tempo estivermos, vamos continuar nos esforçando para trazer o melhor para vocês!

  • Janeiro: aquele bom e velho mês de férias, ainda na pegada de embalar o ano e descansando da recém-terminada eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour, a banda anunciou mais um dos seus relançamentos em vinis, desta vez o escolhido foi "No Line On The Horizon", que no seu décimo aniversário ganhou uma elegante edição em material transparente. Além disso, a banda finalmente recebeu de forma oficial da prefeitura de Dublin a autorização para a construção do seu museu. A previsão é de que o espaço receba quando concluído cerca de 390 mil visitantes por ano.
  • Fevereiro: os primeiros rumores de que o U2 sairia novamente em turnê no ano de 2019 começaram a surgir. Os boatos davam conta de uma turnê pela Ásia, Nova Zelândia, Austrália e Oceania em comemoração aos 30 anos da Lovetown.

Para o Record Store Day, foi anunciado o "Europa EP", que traria na sua capa a imagem de Charlie Chaplin e o uso do seu discurso de “O Grande Ditador” para a abertura da última turnê. As músicas escolhidas foram "Love Is All We Have Left" e "New Year’s Day", na sua versão ao vivo gravada em Dublin.

E para nós do U2BR, foi um mês de uma entrevista que nos deixou orgulhosos e emocionados de podermos ter realizado. Conversamos com Dallas Schoo, técnico de guitarras de The Edge e certamente uma das figuras mais importantes na vida da banda nos últimos anos. E fechando o mês, pudemos ter uma conversa com Jonas Årkelund, diretor de clipes icônicos da banda como "Beautiful Day" e a mais do que especial versão de "Walk On" gravada no Rio de Janeiro.

  • Março: o anúncio da nova turnê da banda se torna cada vez mais iminente, e começa a ser programado para as primeiras semanas de Abril, ainda dando conta de uma comemoração as 30 anos de Lovetown e com passagem apenas pelos países já citados.

Com a nossa equipe incrível, fizemos mais uma entrevista no capricho falando com ninguém mais ninguém menos do que Steve Lillywhite, produtor não apenas do U2, mas de nomes que vão de Rolling Stones a The Smiths. Lendário seria um bom adjetivo para descrevê-lo e emocionante seria outro para descrever o quão importante foi para nós podermos entrevistá-lo.

  • Abril: sem o anúncio ainda oficial dos novos shows do U2, foi um mês de relativa calmaria, apenas com o lançamento do "Europa EP" e a homenagem por parte do correio irlandês a banda com o lançamento de seus selos comemorativos.
  • Maio: foi oficial, o U2 voltaria aos palcos neste ano, e com mais uma turnê comemorativa. Porém, ao contrário do que muitos esperavam quem voltou à estrada foi a The Joshua Tree Tour, com os rumores confirmados de passagem apenas pela Nova Zelândia, Austrália, Japão, Cingapura e Coreia do Sul, marcando lugares nos quais a banda jamais havia se apresentado e também outros que há anos aguardavam o seu retorno. À principio, foram anunciadas 8 apresentações.

Foi anunciado também mais duas reedições em vinil para discos da banda: "How To Dismantle An Atomic Bomb" no seu 15º aniversário e também "The Unforgettable Fire".

  • Junho: as vendas para os shows da nova turnê se iniciam, e como já é de praxe se tratando do U2, novas datas foram anunciadas. Os locais que receberiam novos shows: Auckland, Sidney e Cingapura.

Adam Clayton em entrevista à Rádio X de Londres, admitiu que a banda estaria aberta a propostas para a realização de sua cinebiografia.

Nossa equipe, em mais um “esforço de reportagem”, entrevistou o produtor Howie B, responsável pelo álbum "Pop".

  • Julho: um dos meses mais calmos para nós e para a banda, com apenas um acontecimento notável; o anúncio da primeira apresentação do U2 em Manila, como parte da The Joshua Tree Tour 2019, marcada para 11 de dezembro.

O escritor irlandês Pete McCluskey alegou ter posse do que seria o registro mais antigo de um show do U2 ao vivo, um cassete com uma gravação em 11 de agosto de 1979, realizado no Dandelion Market.

  • Agosto: o primeiro comunicado a imprensa feito pelo U2 foi posto em leilão em Londres.
  • Setembro: um dos grandes sonhos dos fãs do U2 parece que finalmente vai encontrar a luz do sol: o braço irlandês do jornal The Sun anunciou que Bono estaria trabalhando em suas memórias. A intenção é que as memórias rendam cerca de 6,5 milhões de euros para os editores. Ainda não há nenhuma informação oficial sobre o projeto.

E como rumores nunca faltam quando falamos de grandes nomes da música, Ryan Tedder, vocalista da banda One Republic e um dos produtores de "Songs Of Experience", disse ter sido convidado pela banda para trabalhar em breve em um novo álbum.

Bono esteve no México participando do Siglo XXI, onde mais uma vez externou a sua preocupação com os problemas sociais e as causas pela qual vem lutando desde os anos 80.

Mais dois vinis reeditando álbuns da banda foram anunciados: "October" e "Pop".

E um grande anúncio foi feito: a The Joshua Tree Tour 2019 teria seu encerramento em Mumbai, na Índia, no dia 15 de dezembro. Para marcar esse fato, Bono e The Edge deram uma entrevista para a Rolling Stone indiana.

  • Outubro: e voltamos a um dos mais emblemáticos palcos do U2, a Garra utilizada na 360° Tour começou a ser montada em Utah, depois de ter a sua estrutura adquirida pela Loveland Living Planet Aquarium, para servir como entrada para uma nova instalação do local.

O já lendário "Songs Of Ascent", álbum prometido por Bono há anos, voltou a ser assunto, quando o vocalista deu uma entrevista ao também irlandês Hozier no seu recém-criado poadcast Cry Power.

Mais uma entrevista sobre a Índia foi concedida por Bono e The Edge, desta vez falando à Bilboard.

E para a edição final do Record Store Day, foi anunciado um verdadeiro objeto de desejo para os fãs da banda, uma edição comemorativa ao primeiro EP da banda, "U2-3", que comemorou 40 anos em 2019, limitada a 17 mil cópias numeradas.

  • Novembro: a The Joshua Tree Tour 2019 pega a estrada! Os shows reeditaram o setlist da turnê de 2017, com o "The Joshua Tree" sendo tocado na íntegra acompanhado de músicas de outras fases da carreira da banda, desta vez com acréscimo de músicas de "Songs Of Innocence" lançado após término da excursão anterior. Os momentos mais emocionantes dos shows ficaram por conta das homenagens prestadas à Michael Hutchence, vocalista do INXS, e Greg Carroll, que inspirou "One Tree Hill".

O U2 lança "Ahimsa", uma nova música em colaboração com o premiado produtor indiano Rahman.

Foi anunciado que o show gravado em novembro de 2018 na cidade de Berlim, e que promete virar mais um DVD oficial da banda em 2020, seria transmitido no mês de dezembro em uma versão reduzida de 75 minutos de duração em alguns canais de TV pelo mundo.

O vinil especial para o Record Store Day celebrando os 40 anos de "U2-3" chega às lojas.

E para nós do U2BR foi um mês muito especial, foi aquele no qual em parceria com a Nacione Branding colocamos essa nova e incrível identidade visual no nosso site. E não só ficamos mais bonitos e organizados, mas também com novos materiais para continuarmos sempre sendo a fonte de notícias para os fãs brasileiros do U2.

  • Dezembro: certamente o mais esperado para este mês foi o encerramento da turnê com o seu aguardado e já histórico show em Mumbai. Diante de milhares de fãs que mais uma vez vieram de todos os lugares do planeta, a banda encerrou mais uma vitoriosa turnê, em um show no qual a participação do produtor Rahman e das suas filhas ajudou a levar a nova música "Ahimsa" ao palco, além de uma participação especial em "One".

Ainda falando sobre o envolvimento do U2 com a Índia, a banda lançou uma série de remixes feitas por produtores do país para várias de suas músicas.

Uma sessão de fotos comandada pelo lendário fotógrafo Anton Corbijn foi feita em Mumbai.

O U2 foi anunciado como o artista mais lucrativo da década.

E a nossa equipe, fechando a série de entrevistas que fizemos ao longo desde 2019, conversou com Susana Yamamoto, a brasileira responsável pelo conceito das imagens das mulheres utilizadas pela banda durante o momento "HerStory".

Foi um ano intenso, e nosso agradecimento mais uma vez fica por conta de todos vocês que acompanham esse trabalho ao longo dos anos.

Um feliz 2020 e nos vemos por aqui!

Notícias relacionadas
U2BR entrevista: Ian Wilson
01 de fevereiro de 2020
Procura-se: Designer Gráfico
03 de janeiro de 2020
U2BR entrevista: Susana Yamamoto
29 de dezembro de 2019
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)