Sabemos que o U2 percorreu um longo caminho até se tornar o que é hoje desde a sua formação em Dublin. Nosso especial tem se dedicado a relembrar o início da carreira e no episódio de hoje vamos relembrar a primeira aparição da banda na TV.
Frequentemente os fãs se deparam com a informação de que a primeira aparição da banda na televisão se deu em 1980, com a apresentação da música "Stories For Boys":
A informação é parcialmente verdadeira, pois foi a primeira aparição como "U2". Mas não fora essa a primeira vez em que se apresentaram para o público televisivo. Para isso, é preciso voltar um pouco mais no tempo: precisamente ao ano de 1978, no dia 02 de março, quando efetivamente Larry, Bono, Adam e The Edge começaram suas carreiras na música, com a formação em banda como conhecemos hoje, mas ainda sob o nome de “The Hype”. Naquele ano, eles participaram de um programa de TV denominado “Youngline” – como o nome sugere, um programa voltado para os interesses da audiência jovem.
O programa, da RTÉ na Irlanda, nos anos das décadas 70 e 80 era conhecido por promover a aparição de músicos adolescentes desconhecidos do grande público. As bandas se inscreviam para participação no programa pelo envio de fitas "demo" e de algumas fotos. O programa era apresentado por Conor McAnally - como produtor, posteriormente, ganhou mais de 20 prêmios em sua carreira. E além de todos os prêmios, ainda há o crédito em sua história de ser o primeiro a apresentar o então novato U2 a uma audiência de TV.
Bono, Adam, The Edge e Larry estavam na faixa dos 16 anos de idade e se apresentaram com uma canção denominada “Street Mission” - e se você quer conhecer mais a história da canção, convidamos à leitura do nosso episódio anterior no Especial de 40 Anos do Boy, clicando aqui.
Os garotos pouco parecem as estrelas do rock que hoje conhecemos: Bono estava vidrado na câmera e trajando o estilo peculiar dos anos 70 e com uma performance à la Johnny Rotten dos "Sex Pistols". The Edge ainda com cabelos e Adam Clayton já demonstrando que assumiria a posição de membro mais fashion da banda. Larry chega a esboçar um sorriso no início do vídeo, mas logo retoma suas conhecidas seriedade e concentração à frente da bateria. Poucos diriam que ali estava o embrião de uma das bandas mais bem sucedidas de toda a história da música:
A performance foi repetida meses depois, quando o quarteto venceu a competição de talentos da Limerick Civic Pop Week’78 – que rendeu à banda um prêmio em dinheiro, uma sessão de gravação e a mudança do nome da banda de “The Hype” para “U2”. Mas essa é a história que você confere, em detalhes, nos próximos capítulos do nosso especial “Boy”.
Continue acompanhando!