#TBT: 10 anos da transmissão do U2 no YouTube
#TBT: 10 anos da transmissão do U2 no YouTube
31 de outubro de 2019
#TBT: 10 anos da transmissão do U2 no YouTube
avatar.php?gravatar_id=9ace74d70252b37f70dc90852394605b&default=
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

Certamente, você já se deparou, na rede social mais próxima, com transmissões ao vivo de seus amigos, familiares e vizinhos – todos mostrando seu dia a dia ou eventos bacanas que estão vivenciando. Falando de U2, com certeza você já pesquisou alguma hashtag – também em algum das inúmeras redes sociais – e achou diversas transmissões ao vivo de shows da banda, aqui perto ou do outro lado do mundo.

Foi-se o tempo em que era necessário aguardar o lançamento de um DVD ao vivo para saber como é o show. E foi-se o tempo em que transmissões ao vivo eram exclusividade de redes de televisão. Hoje, todo mundo, simplesmente com um celular, pode fazer uma transmissão ao vivo.

Mas nem sempre foi assim – e não faz muito tempo. Em novembro de 2008 o YouTube lançou, ainda de maneira restrita, o recurso de transmissão ao vivo. As transmissões, no início, eram reservadas a eventos e shows e foi assim que o U2, sempre pioneiro na utilização de novas tecnologias, fez a transmissão de um dos seus shows da 360º Tour, realizado no estádio Rose Bowl em Los Angeles, em 25/10/2009.

large.jpg

Para que se tenha ideia do quão restrita era a utilização do recurso, apenas usuários de 16 países puderam assistir à transmissão – felizmente, o Brasil fora contemplado. Até então, o YouTube havia realizado a transmissão ao vivo de um discurso do presidente americano Barack Obama e do festival de música ‘Outside Lands’.

No entanto, as transmissões não podem ser comparadas com a exibição de um show de uma banda que tem milhões de fãs ao redor do mundo, pelo que não é exagero afirmar que a transmissão ao vivo do show do U2 fora um marco histórico nas transmissões ao vivo de eventos em redes sociais.

Isso porque, para transmissão do show, o Google não apenas negociou os direitos de exibição, como também declarou, à época, ter montado estrutura de tecnologia e logística inédita e mais complexa do que os eventos anteriormente transmitidos ao vivo, além de preparar a plataforma para recebimento de milhões de usuários, simultaneamente.

A primeira transmissão ao vivo de um concerto da história teve mais de 10 milhões de visualizações no canal em uma semana.

Esse show, posteriormente, gerou o 'U2 360° at the Rose Bowl'. Confira a transmissão do YouTube:

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
one.png anistia.png red.png nacione.png midiorama.png
apoio
universal.png
ouça a rádio oficial
radio.png
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2021 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)