#TBT: Quando o U2 apoiou a independência do Tibete
#TBT: Quando o U2 apoiou a independência do Tibete
25 de junho de 2020
#TBT: Quando o U2 apoiou a independência do Tibete
Evento “Tibetan Freedom Concert” ocorreu entre 1996 e 2003 em apoio às causas tibetanas. O U2 se apresentou na segunda edição.
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

Em 07 de junho de 1997, o U2 se apresentava no Tibetan Freedom Concert, evento que marcou uma série de shows na América do Norte, Europa e Ásia entre os anos de 1996 e 2003 em apoio à independência do Tibete da China.

A ideia de fazer um evento no estilo Live Aid partiu do grupo de rap rock americano Beastie Boys, que organizaram o primeiro Tibetan Freedom Concert em 1996, em São Francisco, atraindo cerca de 100 mil pessoas e arrecadando mais de 800 mil dólares para as causas tibetanas.

Em 1997, enquanto estavam em turnê pela PopMart nos Estados Unidos, o U2 foi convidado a participar da segunda edição do evento em Nova York. Junto com os irlandeses, se apresentaram artistas como Noel Gallagher, Foo Fighters, Alanis Morissette, Patti Smith, Radiohead, Michael Stipe, Eddie Vedder, entre outros. Mais de 50 mil pessoas estiverem presentes no Downing Stadium e aproximadamente 250 mil dólares foram arrecadados. Na ocasião, a banda tocou seis músicas: "Gone", "Mysterious Ways", "One", "Until The End Of The World", "Please" e "Hallelujah".

Esta foi a única participação da banda no evento, o qual foi realizado até 2003 e ajudou a gerar conscientização pública sobre a situação tibetana, principalmente entre os jovens.

Uma compilação de músicas ao vivo do evento de 1997 foi lançada no final do mesmo ano. "One" foi a escolhida do U2.

O Tibete ainda luta por sua independência até os dias de hoje.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)