Os garotos ainda conhecidos como “The Hype”, foram participar de um concurso de novos talentos promovido pela Harp Lager, na cidade de Limerick, no dia 17 de março de 1978, em pleno Dia de São Patrício. Se ganhassem, teriam um grande reconhecimento, além de poderem ganhar os prêmios que eram de 500 libras e o mais importante, a chance de gravar uma fita demo com a CBS Records.
Essa competição tão importante também marcou como o primeiro momento dos garotos oficialmente com o nome “U2”, mais especificamente “U2 Malahide”, como os anunciaram.
Adam: “Tínhamos entrado como The Hype e percebemos que, se o vencêssemos, ficaríamos presos ao The Hype. Então tivemos que mudar o nome antes da competição."
Eles estavam muito animados para o concurso e a oportunidade que teriam de mostrar seu talento, porém sabiam que não seria uma tarefa fácil disputar com tantas outras bandas talentosas que iriam participar.
Larry: “As apresentações iam começar cedo, às seis da tarde. O lugar estava lotado. Assistimos à apresentação de outras bandas e nos sentíamos pouco confiantes.”
De acordo com os garotos, as bandas eram muito boas, algumas fizeram covers de outras bandas e outras tocaram músicas autorais, mas nenhuma tinha “aquilo” que faltava, “aquilo” que iria conquistar o público, mas o U2 tinha. Subiram ao palco e tocaram três músicas autorais; “Street Mission”, “Life On A Distant Planet” e “The TV Song”, todos vibraram e sentiam-se como se tivessem estabelecido uma ligação com o público presente.
Com o primeiro lugar eles sabiam que conseguiram dar mais um passo adiante. Também estavam presentes Gavin, Guggi, Strongman, Pod e Maeve O’Regan para comemorar a grande vitória. Adam relembra que foi uma das poucas apresentações em que seu pai esteve presente e como ficou feliz com a vitória dos meninos.