Especial Pré-Tour: Bandas de abertura
Especial Pré-Tour: Bandas de abertura
20 de abril de 2015
Especial Pré-Tour: Bandas de abertura
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

BOY TOUR (1980-81 / 157 shows)

A turnê do álbum de estreia "Boy" percorreu países da América do Norte e Europa, contando com a participação de bandas que surgiam na época, como Romeo Void, banda de rock americana cujas músicas mais famosas foram "Never Say Never" e "A Girl In Trouble (Is a Temporary Thing)", Altered Images, grupo escocês de estilo musical new-wave e pós-punk que obteve um grande sucesso abrindo os shows para o U2, e a banda inglesa pós-punk Medium Medium.

OCTOBER TOUR (1981-82 / 102 shows)

A turnê seguinte seguiu um padrão similar à anterior e passou pela Europa e América do Norte. Dentre as bandas de abertura estão os ingleses do Comsat Angels, grupo pós-punk que influenciou bandas como Interpol e Blacklist, tendo como sucesso a canção "Independence Day", e a volta dos americanos do Romeo Void.

Romeo Void

WAR TOUR (1982-83 / 108 shows)

Na turnê do terceiro álbum da banda, "War", eles se apresentaram pela primeira vez no Japão. The Nightcaps, uma das primeiras bandas brancas do gênero blues, cujos sucessos foram "Thunderbird" e "Wine, Wine, Wine", Dream Syndicate, banda americana de rock alternativo, famosa pelo álbum de estreia "The Days of Wine and Roses", e os galeses do The Alarm, que explodiram com o single "68 Guns", foram os responsáveis por abrirem a maioria dos shows.

The Alarm

THE UNFORGETTABLE FIRE TOUR (1984-85 / 113 shows)

Tocando pela primeira vez na Oceania, o U2 contou principalmente com o apoio de: The Waterboys, banda cujo estilo é uma mistura de música folk celta e rock, Belfegore, grupo alemão do gênero new wave gótico, Red Rockers, banda de punk-rock conhecida pelo single "China", e Lone Justice, banda americana de country rock.

Lone Justice

THE JOSHUA TREE TOUR (1987 / 109 shows)

A turnê do álbum de grande sucesso "The Joshua Tree" contou com a participação de vários músicos para abertura dos shows. Lone Justice voltou novamente para a primeira leg, mas não foi o suficiente para fazer sucesso. The Pretenders, banda de rock inglesa incluída em 2005 no Rock and Roll Hall of Fame, Big Audio Dynamite, grupo britânico formado pelo ex-guitarrista e cantor do The Clash, Mick Jones, Lou Reed, ex-vocalista da banda de rock The Velvet Underground, Steven Van Zandt, atual guitarrista da banda de Bruce Springsteen, E Street Band, Los Lobos, grupo de rock mexicano vencedor de três Grammy Awards, e The BoDeans, banda de rock americana cujo álbum de estreia "Love & Hope & Sex & Dreams" foi aclamado pela crítica, foram os principais encarregados.

The BoDeans

Uma curiosidade desta turnê aconteceu no dia 01/11/1987, em Indianápolis, quando o U2 apareceu como sua própria banda de abertura, nomeada The Dalton Brothers, tocando entre as apresentações de The BoDeans e Los Lobos. Eles se vestiram com roupas ocidentais e perucas, enquanto Bono falava com um sotaque do sul e voz fanha. Tocando sua própria canção com influência country, "Lucille", e "Lost Highway" de Hank Williams, apenas algumas pessoas do público os reconheceram. The Dalton Brothers também apareceu em outros dois shows.

The Dalton Brothers

Vale mencionar ainda a participação de B.B. King, conhecido como "O Rei dos Blues" e responsável por gravar com o U2 a música "When Love Comes to Town", na abertura dos últimos shows da turnê.

LOVETOWN TOUR (1989-90 / 47 shows)

Após o lançamento do álbum "Rattle and Hum", o U2 entrou em turnê, passando pela Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão, num total de 47 shows. Para abri-los os irlandeses chamaram B.B. King e sua banda, que se juntavam ao final de cada set para um curto bis.

B.B. King e U2

ZOO TV TOUR (1992-93 / 156 shows)

Para abrir os shows de uma das maiores turnês de todos os tempos, a banda convidou vários nomes, cabendo destacar The Pixies, grupo americano cujo estilo musical combina um rock psicodélico e indie rock, Pearl Jeam, banda americana de rock do vocalista Eddie Vedder, The Fatima Mansions, banda irlandesa de rock alternativo, The Velvet Underground, banda de rock norte-americana formada por Lou Reed, Primus, grupo de rock americano que influenciou bandas como Muse e Incubus, tendo gravado o tema do seriado South Park, The Disposable Heroes of Hiphocrisy, grupo americano de hip-hop,Big Audio Dynamite II, cuja nova formação lançou o hit de sucesso "Rush", Public Enemy, banda americana de hip-hop cujo single "Fight the Power" é considerada uma das músicas mais populares de hip-hop de todos os tempos, Stereo MC’s, grupo britânico de dança eletrônica que ficou famoso pelo single "Connected", e PJ Harvey, cantora inglesa de rock cujo álbum "Stories From The City, Stories From The City" é considerado pela Rolling Stone como um dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.

The Pixies

Vale mencionar ainda a participação dos Ramones, banda americana de punk rock que foi uma grande influência para o U2, na abertura de dois shows.

POPMART TOUR (1997-98 / 93 shows)

Na turnê do contraditório álbum "Pop", o U2 convidou grandes nomes da música hoje, como a banda americana de heavy metal Rage Against the Machine e o Oasis, banda de rock inglesa dos irmãos Liam e Noel Gallagher. Além deles, abriram os shows: Fun Lovin’ Criminals, grupo americano cujo estilo musical é uma mistura hip-hop, jazz e blues, Ash, banda irlandesa de rock alternativo que ficou famosa pelo álbum "Trailer", sendo considerado pela NME como um dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, Placebo, banda inglesa de rock alternativo, Third Eye Blind, banda americana de rock alternativo, eSmash Mouth, grupo americano de rock alternativo, conhecido pelas músicas "Walkin’ On The Sun", "All Star" e do cover de "I’m A Believer" (The Monkees), do filme Shrek.

Oasis na Popmart

No Brasil, Gabriel, O Pensador e a banda Bootnaft foram os encarregados de abrirem os shows.

Bootnaft no Morumbi

ELEVATION TOUR (2001 / 113 shows)

Depois de duas extravagantes turnês, o U2 voltou a fazer shows em arenas, de um modo mais íntimo. Para a "Elevation Tour" a banda chamou nomes como Nelly Furtado, cantora pop canadense vencedora de dois Grammys, cujas músicas de maiores sucessos são "I’m Like a Bird" e "Turn Off the Light", The Corrs, banda irlandesa de folk rock que fez com Bono um cover da música "When The Stars Go Blue", PJ Harvey é convidada novamente, Stereophonics, banda de rock galesa, Garbage, grupo americano de rock alternativo cujo álbum de estreia foi muito aclamado pela crítica e produziu hits como "Only Happy When it Rains" e "Stupid Girl", e No Doubt, banda americana de estilo musical rock-ska.

PJ Harvey

Vale mencionar ainda a participação especial do Coldplay e Red Hot Chili Peppers na abertura do show no Slane Castle, em Dublin.

VERTIGO TOUR (2005-06 / 131 shows)

Passando pela América do Norte, Europa, América do Sul e Pacífico, a "Vertigo Tour" contou com nomes de peso para abrirem os shows, dentre os quais podemos destacar os americanos da banda de rock Kings of Leon, os irlandeses/escoceses do grupo de rock alternativo Snow Patrol, os americanos da banda de rock The Killers, os ingleses do grupo Keane, os escoceses da banda de rock Franz Ferdinand, os ingleses do grupo indie rock Kaiser Chiefs, o cantor de reggae e filho de Bob Marley, Damian Marley, os canadenses da banda de indie rock Arcade Fire, e o rapper americano Kanye West.

Eddie Vedder e Kings of Leon na Vertigo

Vale mencionar ainda a participação especial de Pattie Smith, cantora americana de punk-rock, nos shows em Nova York, e da banda Pearl Jeam na abertura do show no Havaí.

Pattie Smith e Bono na Vertigo

Nos shows do Brasil no Estádio do Morumbi, Franz Ferdinand foi o encarregado da abertura.

Franz Ferdinand no Morumbi

360° TOUR (2009-11 / 110 shows)

Para a maior turnê da história do rock, o U2 convidou novamente as bandas Snow Patrole Kaiser Chiefs, e chamou grandes nomes da música como Muse, banda inglesa de rock alternativo, Kasabian, banda inglesa de rock, One Republic, banda americana de pop-rock, The Black Eyed Peas, conjunto americano de hip-hop, Interpol, banda americana de indie rock, Jay-Z, rapper americano, The Fray, banda americana de rock, Lenny Kravitz, cantor americano, e Florence and the Machine, banda inglesa de indie rock.

Interpol na 360°

Vale mencionar ainda a participação especial de Reeve Carney, protagonista do musical "Spider-Man: Turn Off the Dark", o qual o U2 produziu a trilha sonora, e da bandaArcade Fire, na abertura do último show da turnê, em Moncton, no Canadá.

Arcade Fire em Moncton

Para abrirem os três shows no Estádio do Morumbi, a banda chamou o Muse.

Muse no Morumbi

Fonte: Atu2, U2gigsInterference

- Leia também nosso texto anterior sobre a The Joshua Tree Tour

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)