Especial Pré-Tour: Lovetown Tour
Especial Pré-Tour: Lovetown Tour
21 de abril de 2015
Especial Pré-Tour: Lovetown Tour
Rômulo
Editor-chefe do U2 Brasil

A turnê começou em Perth, na Austrália, no dia 21 de setembro de 1989. A primeira leg ocorreu durante dez semanas na Austrália, Nova Zelândia e Japão. Uma curta segunda leg alcançou quatro países na Europa por quatro semanas, terminando no dia 10 de janeiro de 1990 em Rotterdam, na Holanda. No total foram 47 concertos, dentre os quais 23 aconteceram na Austrália.

O repertório tocado era praticamente igual ao da turnê anterior, incluindo também canções do então novo álbum "Rattle and Hum", como um cover de "All Along the Watchtower" de Bob Dylan. A banda, no entanto, variava o setlist noite após noite, muitas músicas das quais não seriam executavas novamente por muitos anos. A turnê marcou o fim da prática de celebração de quase todos os concertos de encerrá-los com "40", onde a banda deixava o palco um por um enquanto o público cantava o refrão. Tal prática foi ressuscitada 15 anos mais tarde, durante a "Vertigo Tour".

Ausência notável da turnê foi "Sunday Bloody Sunday", um clássico ao vivo que seria destaque nas turnês seguintes. Outras canções executadas foram "Slow Dancing" e "Mystery to Me", escritas por Willie Nelson e Roy Orbison, respectivamente.

O americano B.B. King acompanhou a banda durante toda a turnê, fazendo a abertura de cada noite. Ao final do set, King e sua banda se juntavam ao U2 para um bis curto.

A turnê foi marcada por problemas com a voz de Bono por tanto forçá-la e pela doença a que ele se referiu com as seguintes palavras: "Eu peguei alguns germes bastante psicodélicos (na Austrália) e estão tendo sua Reunião Geral Anual na minha garganta."

Estes problemas com a voz de Bono fez a banda adiar três concertos em Sydney. Mais tarde, mais problemas graves concluíram antes do tempo um concerto em Amsterdã; outros dois concertos em Amsterdã foram cancelados e substituídos por quatro shows em Rotterdam, fazendo com que a turnê se estendesse até 1990 ao invés de terminar na véspera de Ano Novo em Dublin tal como estava previsto. No entanto, quando a voz de Bono não apresentava mais problemas, ele tinha uma vontade enorme de cantar, com um falsete que mais tarde dominaria, mas sem sacrificar a profundidade poderosa de sua voz mais grave.

Tal como aconteceu durante os shows a partir de 1983, o projeto do palco e iluminação ficaram por conta de Willie Williams. O nome da turnê surgiu da contração do título da canção "When Love Comes to Town", do álbum "Rattle and Hum".

- Leia também nosso texto anterior sobre as bandas de abertura

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)