O orçamento continuava modesto, nada de grades palcos, efeitos, shows suntuosos, grades atos de abertura nem nada do gênero, mas as apresentações estava melhores. Eram músicos melhores, mais entrosados, e a presença de palco de Bono em muito fazia a diferença. O jovem vocalista não se importava em interagir com a plateia, descer até o público, se jogar em meio a sua audiência. Como se lembraria anos depois, aquelas primeiras apresentações eram extremamente físicas – não apenas pelo contato, mas também pelos espaços nos quais os shows aconteciam.
A digressão começou na terra natal dos irlandeses, em 16 de outubro de 1981 e terminou em novembro na cidade de Berlim. O repertório de cada noite variava, mas era dividido basicamente em 50% do material de cada álbum lançado pela banda. Eram apresentações intensas, rápidas e vorazes, a maioria delas aberta por “Gloria”, que havia sido o primeiro single de trabalho de “October” e encerradas por “The Ocean”, porém o grande e único hit relevante deles até o momento “I Will Follow” foi tocado a exaustão, sendo executada 66 vezes.
Os meninos, mal saídos da adolescência no período, fizeram 5 legs para esta tour: 33 na Europa; 23 na América do Norte, 5 de volta ao continente europeu, 32 na volta ao continente americano e por fim 9 shows em festivais de verão por toda Europa.