Especial Pré-Tour: Os primeiros shows do U2
Especial Pré-Tour: Os primeiros shows do U2
11 de abril de 2015
Especial Pré-Tour: Os primeiros shows do U2
Vetri
Newsposter e editor de vídeo do U2 Brasil

Desde a Zoo Tv Tour (1992-1993), o U2 vem realizando concertos antológicos, com palcos mais elaborados, luzes que não acabam mais, quebrando recordes atrás de recordes. Haja visto a última turnê da banda, 360º Tour (2009-2011), que se tornou a maior turnê de todos os tempos, com shows monstruosos, toneladas de aparelhagem que exigiram inúmeros caminhões para transporte.

Mas no início da carreira do U2, a banda ralou muito para propagar seu nome. O U2 ainda era composto de 5 integrantes quando realizou seu primeiro show. Além dos quatro já consagrados, havia Dick Evans, irmão de Edge, que não participou do primeiro show, pois ele aconteceu na escola Mount Temple, e Dick não era aluno.

O primeiro show pago do U2, que ainda se chamava Feedback, aconteceu em 1977. Tudo graças aos contatos de Adam. A banda realizou o show na escola St. Fintan, nordeste de Dublin. Apesar de alguns problemas terem acontecido, a banda conseguiu levar o show até seus 40 minutos. No ano seguinte, o U2 faz shows pela Irlanda, mas um terrível acidente de carro que tirou a vida da mãe de Larry, impedindo mais shows. Neste momento da carreira da banda, todos os shows eram aberturas para outros shows, de outras bandas. Mas foi assim que eles conseguiram ganhar fama e posteriormente realizar seus próprios shows. A banda ganhou ainda um show de talentos em Limerick, na Irlanda, que tem como prêmio 500 libras.

Isso aconteceu em 1979, o último ano da carreira do U2 antes das turnês. Neste ano a banda continua a fazer os tradicionais shows em Dublin. A banda começa a ganhar destaque ao tocar o primeiro de seis concertos no Mercado Dandelion em Dublin. Foi com eles que o U2 conquistou mais fãs em Dublin. Antes do término de 79, a banda ainda faz seus primeiros shows fora de Dublin. Isso exigiu duas semanas do U2.

O que podemos dizer dos primeiros shows do U2, lá no final da década de 70...? Bom, não foi um começo super promissor, mas, aos poucos, a banda foi conseguindo aumentar seus status, indo de mera bandinha de Dublin, que quase ninguém os conhecia, até serem vistos por mais pessoas, mesmo que amigos da escola. Deste modo, o U2 ainda conseguiu seu objetivo chamando a atenção de certos olheiros importantes, que contribuíram muito para alavancar a carreira daquela "bandinha de Dublin".

Créditos das fotos: James Mahon

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)