Especial Pré-Tour: The Joshua Tree Tour
Especial Pré-Tour: The Joshua Tree Tour
19 de abril de 2015
Especial Pré-Tour: The Joshua Tree Tour
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

A turnê “The Joshua Tree”, com mesmo nome do álbum lançado à época, teve seu lugar no ano de 1987, iniciando-se com um show em Roma, em 27 de fevereiro. A primeira fase voltou-se para a América do Norte, de 02 de abril a 16 de maio. A fase europeia se estendeu de 29 de maio a 08 de agosto, retornando o U2 à América do Norte em 10 de Setembro, para concluir a turnê em 23 de novembro de 1987.

Os shows contavam com uma estrutura ainda bastante simples de palco, mas o set list já estava repleto de clássicos aclamados pela crítica e pelo público. Foram tocadas com regularidade ao longo da turnê “I Still Haven’t Found What I am Looking For”, “Bullet The Blue Sky”, “I Will Follow”, “Pride (In The Name of Love)”, “New Year’s Day”, “Sunday Bloody Saunday” e “With or Without You”. Outras músicas muito executadas durante a turnê – mas que com a passagem do tempo tornaram-se raridade – foram “Running to Stand Still”, “In God’s Country” e “MLK”.

Durante um dos ensaios, Bono caiu sobre um dos refletores que utilizava durante a canção “Bullet The Blue Sky”, ficando com um corte no queixo. Mas esse não seria o único acidente sofrido por Bono durante a turnê: na terceira leg, Bono deslocou o braço em um escorregão sob a chuva, tendo realizado os shows seguintes com o braço em uma tipoia. Sobre isso, ele revelou:

“Eu estava perdido na música e no início de qualquer viagem você está apenas começando a conhecer a fisicalidade do palco (...) e você superestimando sua própria materialidade. Você acha que é feito de metal e você não é. Cortes e contusões, é o que eu me lembro de 'The Joshua Tree”.

Não apenas os cortes e contusões se eternizaram na lembrança, como ponderado por Bono, mas toda a “The Joshua Tree”, que acabou sendo o cenário para a produção de um novo material. Diversos shows dessa turnê foram gravados e deram origem ao álbum e ao documentário “Rattle and Hum”. Uma curiosidade é que as imagens em preto-e-branco que constam deste álbum foram filmadas em Denver – a mesma cidade na qual fora gravado “Under a Blood Red Sky”.

“Rattle and Hum” apresenta todo o potencial inventivo da banda, posto que, além da execução de suas próprias canções, a banda se aventura interpretando The Beatles e Jimmy Hendrix, além de uma parceria memorável com B.B. King em “When Love Comes to Town”. Esse álbum, que de acordo com a revista Rolling Stone “habilmente demonstra a força do U2”, esteve no topo da Billboard USA por seis semanas consecutivas.

Certo é que, com a combinação de solidez transmitida pela “The Joshua Tree Tour” com a demonstração de força que permeia “Rattle and Hum”, o U2 sai do final dos anos 80 imbuído da missão de renovar-se. O final da história, conhecemos: após a "The Joshua Tree Tour" o U2 produz o álbum “Achtung Baby”, modificando a imagem consolidada nos anos 80.

Gostou de conhecer ou relembrar “The Joshua Tree Tour”? Continue acompanhando as edições do nosso especial pré-tour! Para ler a  edição anterior do nosso especial, clique aqui.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)