20 anos da PopMart no Brasil | U2 Brasil
3 de fevereiro de 2018 · U2 no Brasil
20 anos da PopMart no Brasil
RubensPostado por Rubens

Janeiro de 2018 terminou recentemente e trouxe a nós, fãs do U2, um marco. Há 20 anos os garotos de Dublin tocavam no Brasil pela primeira vez. Para ser mais preciso, a banda estreou em terras brasileiras dia 27 de janeiro de 1998 no conturbado show no Rio de Janeiro. Conturbado porque o show era para ocorrer no Estádio do Maracanã, mas por problemas com a antiga estrutura do estádio fez com que a apresentação da PopMart fosse transferida para o longínquo Autódromo de Jacarepaguá. O trânsito no local contribuiu para que muitos cariocas chegassem atrasados à estreia do grupo no Brasil, além de criar o maior congestionamento até então história da cidade.

A apresentação foi histórica, teve até a escola de samba Salgueiro no palco durante ‘Desire’ e Bono gritando ‘eu tô maluco’ durante as pausas de algumas canções – fato este que se repetiu nas apresentações de São Paulo dias depois.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a cidade de São Paulo recebeu a banda pela primeira vez. Conseguem imaginar o Morumbi com 120 mil pessoas? Pois é. Isso foi a quantidade por noite da banda em São Paulo (no Rio, relatos apontam que foram 75 mil). No dia 30, em especial, ‘Bad’ foi tocada pela primeira vez na turnê PopMart; e ainda naquele dia era o 26º aniversário do domingo sangrento, tragédia que ocorreu em Derry, na Irlanda do Norte, em que manifestantes e apoiadores a favor dos direitos civis foram mortos e feridos, originando ano mais tarde a canção ‘Sunday Bloody Sunday’ do álbum War. Antes de iniciar a música, Bono pediu um minuto de silêncio no Morumbi.

A primeira passagem da banda pelo Brasil foi de fato marcante tanto pelos shows quanto pelos bastidores. Dois anos depois, em entrevista para uma TV brasileira, Bono e Larry alegaram que receberam calote do empresário que os trouxeram em 1998. As afirmações geraram problema para ambos, que tiveram que responder um processo e perderam, em 2016, após a justiça brasileira decidir que o empresário teve sua imagem prejudicada devido as falas de Larry e Bono, e que os fatos não foram comprovados.

20 anos já se passaram e o U2 veio ao Brasil mais outras quatro vezes (Elevation Tour especial no Fantástico, 2000; Vertigo Tour, 2006; 360º Tour, 2011; e The Joshua Tree, 2017). A experiência de ter visto Bono, Edge, Adam e Larry pela primeira vez ao vivo e tocando os hits nos grandiosos e potentes sistemas de som transformou a vida de muitos fãs do país.

Conversamos com três deles que estiveram nos shows do Brasil para contar um pouco da experiência de ter assistido os irlandeses pela primeira vez no país. Confira abaixo:

“Vê-los pela primeira vez só fez meu amor pela banda aumentar. Enlouqueci, os vi pela primeira vez ao vivo… eram reais. Me lembro que cheguei no Rio, peguei um ônibus na rodoviária do Rio para Jacarepaguá. Quando o ônibus chegou perto e eu vi a ponta do arco [do palco], eu comecei a chorar. Só dava pra ver a ponta. Lá no Rio, eu fui um dos 100 primeiros a entrar no autódromo. O show começou, me lembro quando ouvi o riff de ‘I Will Follow’, chorei de novo. Mas a maior emoção, depois, foi ouvir ‘Bad’ no primeiro dia em São Paulo. E os outros momentos mais marcantes foram ouvir ‘I Will Follow’ e ‘Pride’ pela primeira vez ao vivo.”

– Diógenes Gomes viu os três shows da banda no Brasil

“Fiquei sabendo dos shows através de jornais, fanzine e da MTV. Eu era fã da banda há 4 anos e o álbum Pop foi o primeiro lançamento que acompanhei. Respirava U2 24 horas por dia e foi a primeira banda a qual me devotei completamente, então eu pirei com a chance de finalmente vê-los ao vivo. Eu tinha 18 anos e a PopMart foi o primeiro show que vi na vida, pelo menos internacional, e foi uma aventura com os meus pais chegar às 10h no Morumbi e sentir todo aquele clima da fila com outros fãs. Uma coisa que lembro é que antes do show começar eu e outros fãs comentávamos o quanto gostaríamos de ouvir ‘Bad’, mas era difícil pois eles não haviam tocado ela ainda na turnê, mas para a nossa surpresa eles tocaram! Imagina como ficamos?”

– Vanessa Shen viu o show do dia 30 de janeiro de 1998

“Eu tinha uma viagem marcada para fora do Brasil e chegava no sábado, dia 31, de manhã no Brasil. Até falei pra minha mãe, que me disse que eu precisava escolher entre a viagem e o show, mas mesmo assim uma amiga minha comprou os ingressos. Quando cheguei no aeroporto, esta minha amiga estava me esperando com os meus pais e eu peguei uma caneca que dizia ‘I love my mom’ e coloquei o ingresso rapidamente lá dentro. Minha mãe me deu um sermão, disse que eu iria para Bauru [cidade em que morava] de ônibus. Eu estava muito cansada por causa da viagem, então dormi na arquibancada do Morumbi antes do show. Mas eu me lembro de ‘I Will Follow’ até hoje, aquela energia, as pessoas pulando, não tem como esquecer. A PopMart mudou minha vida em relação a banda, sem dúvidas.”

– Geisa Gibin esteve na apresentação de 31 de janeiro de 1998

Separamos também algumas matérias de TV que foram exibidas durante a vinda do U2. Veja:

E você, esteve presente em algum dos shows? Conte sua experiência nos comentários!


Compartilhar notícia

  • 408
  •  
  •  

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de