2014: Uma audaciosa “Innocence”
2014: Uma audaciosa “Innocence”
21 de agosto de 2016
2014: Uma audaciosa “Innocence”
Victor Ruyz
Colunista do U2 Brasil

O ano do U2 começou com reconhecimento.

Em janeiro, com a canção "Ordinary Love" (soundtrack de “Mandela: Long Walk To Freedom"), a banda recebia seu segundo Globo de Ouro da carreira. A primeira conquista fora com "The Hands That Build America", em 2003.

No mesmo mês, a banda recebeu o Sonny Bono Visionary Award 2014. Bono e The Edge compareceram na cerimônia, ao lado de Idris Elba e Naomie Harris, protagonistas do já citado filme dedicado a Nelson Mandela.

Não bastasse os ânimos aflorados por causa da nova canção e dos prêmios, a revista Rolling Stones colocou o U2 como o primeiro dos “61 motivos para amar 2014”. O motivo: a 13° obra da discografia, que estava prevista para ganhar vida em Abril. Rolling Stones Brasil incluiu o U2 na lista de “12 álbuns mais aguardados do ano”.

Já no dia 2 de fevereiro, em Cannes (França), Paul McGuinness, que há pouco havia anunciado seu desligamento da banda, recebeu o Billboard Industry Icon Award 2014.

No dia 11, fora lançado o clipe do single "Invisible". Pedaços do mesmo haviam sido apresentados semanas antes, durante o intervalo do Super Bowl.

"Algo para as pessoas se lembrarem que a gente existe", Bono.

Em março, ocorreu a cerimônia do Oscar. Por incrível que pareça, a academia preferiu "Let it Go", do Frozen, à canção vencedora do Globo de Ouro. Porém, de forma marcante, a banda se apresentou na noite de gala.

Abril chegou; a previsão não se cumpriu.

Maio, junho, julho...

Em agosto, a Rolling Stones voltou a falar sobre o U2. A publicação falava sobre a real possibilidade de ocorrer um lançamento “este ano”.

E concretizou-se no mês seguinte. "Songs of Innocence". Nascimento: 09/11/2014.

“Estou tão orgulhoso dessas músicas… Nós realmente conseguimos.” - Bono.

Em uma conferência da Apple, Bono pressionou um botão e o álbum, via iTunes, estava na biblioteca de mais de 500 milhões de aparelhos espalhados pelo mundo.

No local, fizeram ainda a primeira apresentação de "The Miracle (of Joey Ramone)".

Dali em diante, várias participações em programas televisivos e uma expectativa que só aumentava: a nova turnê.

A princípio, "Volcano Tour". Depois "iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour". Ansiedade sobre como seria o palco tomou conta das redes sociais...

"Songs of Innocence" ficou disponível até o dia 13 de outubro como download digital no iTunes Radio e Beats.

Finalmente as datas iniciais. A turnê começaria em Maio do ano seguinte. E assim a banda prosseguiu com a divulgação do álbum.

Uma nova versão de "Every Breaking Wave" era tocada consecutivamente. E a apresentação magnífica no EMA - MTV foi o auge. Uma das melhores performances de Bono. Ou talvez, a melhor? 

E tinham também na agenda uma semana inteira no programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon.

Dias antes das gravações começarem, Bono sofre um grave acidente de bicicleta.

“A recuperação está sendo mais difícil do que eu imaginava… Enquanto eu escrevo isso não está claro que eu vá conseguir tocar guitarra novamente.”

A banda interrompe os compromissos.

Exceto um, em dezembro.

"Project Red for World AIDS Day". Evento beneficente para combater a AIDS. No lugar do vocalista, convocaram Chris Martin e Bruce Springsteen.

E antes do ano terminar, enfim novas datas para os shows foram oficializadas.

Bono, por fim, declarou: “Temos algumas ideias extraordinárias na manga para esta turnê”. Em 2015 veríamos que era verdade.

Aguarde o próximo post.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)