A história por trás da gravação de "Red Hill Mining Town" | U2 Brasil
5 de abril de 2017 · The Joshua Tree Tour 2017
A história por trás da gravação de “Red Hill Mining Town”
Postado por Thiago Dos Santos
redhillmi

Na mente de Bono, “Red Hill Mining Town” sempre foi ligada a canção que a antecedia “Running to Stand Stiil” – e, em algum nível, isso faz sentido. Ambas detalham os conflitos pessoais que se desenrolam por baixo da superfície de problemas maiores da sociedade. Mas é aí que as similaridades acabam.

Enquanto “Running to Stand Still” mexia com o assunto, por vezes utilizando imagens universais para retratar o fim de vida de um viciado, “Red Hill Mining Town” tratou de forma muito mais literal, descrevendo diretamente o desfalecimento de um casamento em meio a famigerada greve dos mineiros Britânicos que ocorreu entre 1984-85. Tanto em escopo quanto em abordagem, foi muito parecido com as antigas canções de protesto Americanas que Bono mergulhou na época.

“As pessoas batem em mim por isso, ” Bono disse a Colm O’Hare em 2007. “Mas estou interessado em ver nos jornais e na TV que mais milhares de pessoas perderam seus empregos. Agora o que você não consegue ler é que essas pessoas vão para casa e eles possuem famílias e estão tentando educar seus filhos. ”

Nesse sentido, “Red Hill Mining Town” tinha muito mais em comum com as canções do início da carreira da banda como “New Year’s Day” e “Two Hearts Beat As One”, ambas focando na busca por comunidade em face a um problema muito maior. Mas Bono lidou com algo diferente aqui, tratando de uma situação que rapidamente se tornou em uma das mais controversas do Reino Unido.

A União Nacional dos Mineradores abandonou o trabalho em 1984, após o governo, liderado por Margaret Thatcher, fechar uma série de minas improdutivas ao longo de comunidades de trabalhadores em Midlands e no Norte da Inglaterra. Confrontos violentos seguiram enquanto linhas de batalha socioeconômicas foram criadas, mas no fim os protestos foram paralisados. Ao mesmo tempo, um encontro que ocorreu por acaso com Bob Dylan convenceu Bono a cavar mais profundamente nas sinceras, e por vezes sentidas palavras dos cantores de folk do século XX.

“Politicamente eu estava interessado na greve dos mineradores, mas eu queria escrever sobre ela em um nível mais pessoal. Uma estatística fria sobre o fechamento de uma mina ou demissões que ocorrem em função são drásticas o suficiente em um nível, mas isso nunca conta completamente a história humana. Eu queria seguir o mineiro até sua casa e escrever sobre aquela situação na canção. “ Bono disse a revista NME em 19987. “A história não contada da greve dos mineradores é o número de relações familiares que ou se despedaçaram ou foram colocadas sob grande estresse. Esse foi o golpe final. Homens perderiam o orgulho em si mesmos e não seriam capazes de encarar seus filhos ou dormir com suas esposas. ’”

“Red Hill Mining Town” evoluiu das sessões iniciais para The Joshua Tree, que iniciaram em Novembro de 1985 na nova casa no Norte de Dublin do baterista Larry Mullen Jr. Lá, a banda se juntou em um quarto sobressalente para trabalhar em umas ideias iniciais. “With or Without You” também começou a tomar forma nessas sessões, e ambas as canções foram vistas em alta estima pela banda.

“Red Hill Mining Town” no entanto, ia sofrer com um destino estranho, bem diferente. Originalmente a banda gostou tanto da canção que eles a consideraram para ser um single, mas a banda eventualmente decidiu lançar “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”.

“Nós fomos adiante e fizemos um vídeo com Neil Jordan e estávamos bem confiantes com relação a isso, ” The Edge contou a Rolling Stone em 2017. “Então as semanas se passaram e meio que voltamos a nossa objetividade, e a nossa visão começou a mudar. “

O presidente da Island Records, Lou Maglia, tinha gasto aquele tempo fazendo uma campanha incessante. “Eu tinha “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” no número 1 nas rádios – que é um formato muito importante nos Estados Unidos – enquanto “With or Without You” era número 1 no Top 40. “

Maglia diz no livro U2: A Biografia Definitiva. “Então recebi uma ligação do fundador da gravadora, Chris Blackwell, e ele disse que a banda decidiu que eles não queriam ir com ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking For’, e eu disse: “O quê?!’”

Maglia acabou viajando para Houston, onde a banda iria tocar para resolver as coisas. “O álbum está indo em forma de chegar ao primeiro lugar, assim como ‘With or Without You,’’ Maglia disse ao Edge. Eles se mantiveram firmes por 5 dias até que finalmente deram a Maglia a permissão. “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” se tornou o segundo sucesso consecutivo da banda a chegar ao topo das paradas, e “um momento de mudança na carreira deles que os impulsionou ao status de megaestrelas,” Maglia recorda.

Enquanto isso, “Red Hill Mining Town” continuou a afundar no ostracismo, o vídeo do Jordan foi engavetado e, quando Bono teve dificuldades para alcançar as complicadas e altamente emocionais notas da canção, ela parou de ser tocada na turnê definitivamente.

Décadas se passaram, e “Red Hill Mining Town” de alguma forma nunca se tornou parte do set list da banda, Mullen mais tarde a classificou como “uma das canções perdidas”, antes que a banda tardiamente prometesse regravar a canção em celebração do aniversário de 30 de anos de The Joshua Tree – e finalmente tocá-la no palco.

Fonte: diffuser.fm


Compartilhar notícia