Crônicas: as noites finais da IETour em Paris
Crônicas: as noites finais da IETour em Paris
23 de dezembro de 2015
Crônicas: as noites finais da IETour em Paris
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

Noite 01: Nós estamos juntos

"Estamos juntos com as famílias que perderam vidas aqui em Paris, estamos juntos com as famílias que perderam vidas em San Bernardino, em Damasco e Beirute. Estamos juntos com as famílias cujos filhos foram feitos reféns por uma ideologia que mostra nenhuma misericórdia ou compaixão do deus que consideram servir... ".

Uma noite emocionante em Paris com a banda voltando para a França, três semanas após os ataques terroristas devastadores.

"Oh, você está tão bonita... esta cidade das luzes... " - e nada mais do que no final de ´City of Blinding Lights´, com imagens de Paris nas enormes telas abrindo caminho para os nomes daqueles que perderam suas vidas. A torcida reunida em solidariedade foi mais um sinal de uma atmosfera extraordinária de celebração e desafio esta noite.

Como Bono tinha dito, na introdução de ´Iris´, parecia que o mundo inteiro estava na cidade.

"Hoje somos todos Parisiens. Ce soir nous somme tous Parisien... Se você ama a liberdade - Paris é sua cidade natal".

Que show, por todo o caminho desde ´The Miracle (Of Joey Ramone)´ para ´One´ e ´Bad´ e com a chegada surpresa no palco de Patti Smith e People Have The Power para fechar uma noite memorável.

Noite 02: De volta a Paris

"Queremos apresentar algumas pessoas cujas vidas serão para sempre parte desta cidade...", explicou Bono. "Estes são nossos irmãos, nossos companheiros trovadores que foram tirados de seu palco há três semanas atrás. Nós gostaríamos de oferecer-lhes o nosso essa noite. Bem-vindos Eagles of Death Metal".

Três semanas após os ataques mortais em seu show no Le Bataclan, a banda estava de volta ao palco em Paris, recebendo uma ovação. Eles se juntaram U2 para executar ´People Have The Power´, de Patti Smith. Eles, então, ficaram no palco para executar uma faixa própria, 'I Love You All The Time´.

O show de hoje foi um dos dois marcantes na visita do U2 a Paris no mês passado e também o 76º e último show da  iNNOCENCE & eXPERIENCE Tour (setenta e sete, se você incluir a noite no Roxy em LA), desde que se iniciou em Vancouver em maio.

Outro destaque desta noite foi quando a banda tocou no palco ´e´, onde todos os fãs desta longa tour se juntaram à banda no palco para ´Mysterious Ways´. Na sequência de um concurso no U2.com, nesta noite, nove desses fãs vindos de diferentes cidades da América do Norte e Europa, voaram para Paris para estar no show.

Uma deles, Trish, estava no palco novamente, dançando graciosamente através ´Mysterious Ways´ e, em seguida, iniciando o momento Meerkat... momento em que todos foram trazidos ao palco para estar com a banda para dançar em ´Elevation´. "Que coleção vocês são", disse Bono:  "Obrigado a todos".

Essa é uma ótima maneira de marcar o encerramento dos shows de 2015. As pessoas legais do @U2gigs capturaram as estatísticas do set. "Paris é a única cidade de toda a turnê em que ´Elevation´ foi tocada em todos os shows. A mesma coisa pode ser dita sobre ´One´, que foi tocada no bis e apareceu em todos os quatro shows em Paris, mas foi esquecida em pelo menos um show em qualquer outra cidade".

O bis será lembrado por um longo tempo. Ele incluiu a favorita dos fãs, ´Bad´, tocada pelo quinto show consecutivo – um feito atingido apenas quando foi tocada nos seis shows finais da terceira etapa da Elevation Tour, em Novembro/Dezembro de 2001.

E aqui estão alguns destaques da cobertura da mídia da noite.

"Esta foi uma bela noite de boa música, mas também era sobre as coisas muito graves que acontecem na França e em outros países", disse Cécile Audibert, 35, que disse que os amigos de seu primo tinham sido atingidos em um restaurante atacada em 13 de novembro.

"É um rock 'n' roll show!", gritou Bono, no início do show do U2 em Paris, mas é claro que ele sabia que era mais do que isso ...

Billboard citou o promoter Arthur Fogel, sobre como o U2 sempre "subiu para a ocasião": "O U2 é uma banda aparentemente construída para grandes momentos de emoção, subiu para a ocasião em Paris, na noite passada trazendo Eagles Of Death Metal para o palco de forma dramática. Fogel, promoter/produtor de todas as tours da banda desde a PopMart em 1997-98, chama o U2 de 'uma banda especial, pessoas especiais, e eles sobem para a ocasião. Eles têm uma incrível capacidade de captar o momento, o clima, e é muito inspirador, é o que eu tenho a dizer".

O New York Post observou o regresso à fase de Jesse Hughes. "A Hughes unbowed animadamente desfilou pela passarela no centro do local, enrolados em uma bandeira francesa, e banhando-se na energia pulsante em Paris. A estrada de volta para qualquer aparência de normalidade vai ser difícil para os Eagles of Death Metal, mas as 16.000 na arena lhes deram um primeiro impulso todo-poderoso..."

Os fãs no show consideraram a última noite inspiradora e comovente.

"Os @EODMofficial voltaram ao palco tão cedo", twittou @simonpeyda 'Em #Paris no entanto, é uma vitória para a música e para o mundo. #Courage # U2ieTour".

"Eu acho que nós acabamos de ver o @U2 reescrever toda a experiência de shows ao vivo de novo'. Acrescentou @_Bigwave_ "Passando a tocha para @EODMofficial para acabar com o #U2ieTour. Wow."

"Estou feliz e triste ao mesmo tempo." Twittou @webgrumpy 'Tenho Lágrimas no meu rosto e lágrimas em meu coração! Mas tudo tem um fim! #U2 #U2ieTour #U2ForParis".

Fonte: U2.com

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)