Interpretação: Wake Up Dead Man
Interpretação: Wake Up Dead Man
16 de abril de 2006
Interpretação: Wake Up Dead Man
Suderland
Colunista do U2 Brasil

CITAÇÃO

Sobre "Wake Up Dead Man", Bono diz, "Para mim, trás de volta a idéia de que David (o personagem bíblico autor de alguns Salmos) foi o primeiro cantor de blues, e o primeiro homem, que se tem registro, que se referiu a Deus de uma maneira irritada. Existem muitas pessoas que acham que se existe um Deus, então arraste-o aqui pra fora porque elas tem algumas perguntas para fazer. Esta é uma canção muito revoltada" (declaração feita em "Bono Explains It All For You" de Robert Hilburn, Los Angeles Times, 1997).

Um fato curioso sobre essa música: um fã descobriu que a capa do CD Zooropa, lançado em Julho de 1993, entre as letras que ficam atrás das estrelas amarelas, estão escritas as palavras "Wake Up Dead Man" e "Velvet Dress", que entraram como título de duas faixas do CD Pop, lançado quase quatro anos mais tarde. A banda permaneceu em silêncio por todo esse tempo. Ninguém suspeitou de nada. Por que será que eles tinham escrito isso na capa do CD Zooropa?

Só um lembrete aos nobres internautas, essa interpretação é apenas a minha visão pessoal baseada em citações do próprio Bono. Logo ela é só mais um ponto de vista sobre essa belíssima música. Espero que vocês gostem...

Reprodução proibida sem a autorização do autor.
Direitos gentilmente cedidos por Suderland Guimarães à U2 Brasil

Wake Up Dead Man

Jesus, Jesus help me [= Jesus, Jesus me ajude]
I'm alone in this world [= Eu estou sozinho nesse mundo]
And a fucked-up world it is too. [= E um mundo fodido também está]
Tell me, tell me the story [= Conte-me, conte-me a história]
The one about eternity [= Aquela sobre eternidade]
And the way it's all gonna be. [= E a maneira que tudo isso será]

A música começa com o Bono chamando por Jesus, numa espécie de clamor, dizendo que se sente sozinho. E eu acredito que essa solidão é resultado da angústia dele de viver num mundo que está repleto de pessoas egoístas, arrogantes e materialistas, de guerras, de injustiças, de mortes e de mazelas. Eis o desabafo de um homem, um cristão, solitário na sua causa de mostrar ao mundo o amor ensinado e praticado por Jesus Cristo.

"The one about eternity" Segundo a bíblia uma das diferenças entre Cristo e os antigos profetas é que Cristo possuía a mensagem da "vinda do reino eterno", talvez por isso Bono canta "Conte-me a história, aquela sobre a eternidade e o modo que tudo será".

Wake up, wake up dead man [= Acorde, acorde homem morto]
Wake up, wake up dead man. [= Acorde, acorde homem morto]

O refrão "Wake Up Dead Man" é que é o ponto "x" da questão. Quem seria o "Homem Morto"? Jesus ou as pessoas do mundo? Vou dar a minha opinião sobre as duas óticas. Uma leitura me diz que o Bono, por ser cristão e conhecedor da Bíblia, sabe perfeitamente que Jesus ressuscitou e está com Pai no Reino dos Céus. Portanto, sob ESSA ótica, não faria muito sentido dizer que o "homem morto" é Jesus. Dessa forma o "homem morto" seriam justamente as pessoas do mundo que vivem uma vida sem seguir os ensinamentos de Jesus. Idéia muito semelhante vemos nos seguintes versículos: "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (Efésios 5:14) e "Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos." (Mateus 8:22).

Mas vou considerar a hipótese de que o "homem morto" o qual Bono cita seja mesmo Jesus. Neste caso Bono poderia também ter se inspirado em outro versículo da Bíblia, mas precisamente os Salmos. Inclusive o próprio Bono declarou no texto que mostrei no início que os salmos de Davi lhe servem de inspiração para muitas músicas. E o interessante é que existe um Salmo que mostra a mesma idéia contida no refrão escrito pelo Bono. Confiram: "Desperta, por que dormes, Senhor? Acorda, não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão?" (Salmos 44:23-24).

Ou seja, Bono, assim como Davi, sugere que ele não acredita que Deus o havia deixado. O Senhor ainda estava no comando, mas parecia adormecido, e o salmista se perguntava por que. No Evangelho, os discípulos inquiriram a razão de Jesus de estar dormindo quando eles mais precisavam da ajuda dEle durante uma tempestade (Marcos 4,35-41). Em ambos os casos, Deus estava pronto para ajudar, contudo, quis primeiro fortalecer a fé de seus seguidores.

Jesus, I'm waiting here, boss [= Jesus, eu estou esperando aqui, chefe]
I know you're looking out for us [= Eu sei que você está nos vigiando]
But maybe your hands aren't free [= Mas talvez suas mãos não estejam livres].
Your Father, He made the world in seven [= Seu pai.Ele fez o mundo em partes]
He's in charge of heaven. [= Ele está comandando o paraíso]
Will you put a word in for me? [= Você dirá uma palavra para mim?]

Bono começa esse verso se pondo na posição de um cristão que espera a vinda do Messias (Atos 1:11). E nesse verso "I know you're looking out for us", Bono confirma a idéia do salmista que citei acima e afirma que Jesus está nos vigiando. Então o Bono começa a conjecturar uma possível razão dEle não interferir diretamente no mundo para ajudá-lo "But maybe your hands aren't free", assim como Davi fez várias vezes nos seus Salmos. Logo em seguida Bono fala do Pai de Jesus, Deus ou YAHWEH em hebraico. E o trecho "Your Father, He made the world in seven", é uma clara referência à Genesis 1. Então Bono pergunta "Will you put a word in for me?"

Wake up, wake up dead man [= Acorde, acorde homem morto]
Wake up, wake up dead man. [= Acorde, acorde homem morto]

Aqui fica a pergunta: estaria Bono conclamando os homens a despertarem espiritualmente ou ele estaria suplicando a Jesus uma ajuda??? Creio que a resposta é a segunda hipótese.

Listen to the words They'll tell you what to do [= Escute Suas palavras, eles dirão a você o que fazer]
Listen over the rhythm that's confusing you [= Escute além do ritmo que está confundido você]
Listen to the reed in the saxophone [= Escute a palheta no saxofone]
Listen over the hum of the radio [= Escute além do barulho do rádio]
Listen over the sound of blades in rotation [= Escute além dos sons das lâminas em rotação]
Listen through the traffic and circulation [= Escute através do tráfego e da circulação]
Listen as hope and peace try to rhyme [= Escute como esperança e paz tentam rimar]
Listen over marching bands playing out their time. [= Escute além das bandas tocando e marchando fora do tempo]

Creio que neste verso o Bono está nos sugerindo que tentemos ouvir as palavras de Jesus quando diz "Listen to the words They'll tell you what to do". Então ele enfatiza que devemos ouvi-las mesmo através de tudo que esta nos confundindo, que no caso seria o orgulho do homem, a correria de um mundo cada vez mais materialista, o barulho do rádio, os sons das lâminas em rotação, o tráfego. Enfim, tudo o que possa encobrir a voz do amor. Nesse trecho Bono nos convida a uma profunda reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Então ele diz que se escutarmos as palavras de Jesus, veremos que elas tentam dar a humanidade aquilo que ela tanto busca PAZ. Você está disposto a seguir o conselho do Bono e tentar escutar o que Jesus tem a te dizer?

Jesus, were you just around the corner? [= Jesus, você estava por perto?]
Did you think to try and warn her? [= Você pensou em tentar e preveni-la?]
Were you working on something new? [= Ou você está trabalhando em algo novo?]
If there's an order in all of this disorder [= Se há uma ordem em toda essa desordem]
Is it like a tape recorder? [= É como uma fita gravada?]
Can we rewind it just once more? [= Podemos rebobiná-la mais uma única vez?]

Neste verso mais uma vez Bono clama por Jesus, por sua ajuda. Então ele pergunta se a nossa realidade não pode ser reconstruída da mesma forma como rebobinamos uma fita. Creio que Bono disse "mais uma única vez" porque Deus já "rebobinou a fita" uma vez, que no caso foi o dilúvio (Gênesis 6:17).

Wake up, wake up dead man
Wake up, wake up dead man.
Wake up, wake up dead man.

Acorde, acorde homem morto
Acorde, acorde homem morto
Acorde, acorde homem morto

Suderland Guimarães

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2024 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Anton Corbijn and Luke Buckle (Photography)