Anunciado vinil de “Red Hill Mining Town” para o Record Store Day
Anunciado vinil de “Red Hill Mining Town” para o Record Store Day
22 de março de 2017
Anunciado vinil de “Red Hill Mining Town” para o Record Store Day
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

O Record Store Day é uma data criada para celebrar a música. Gravadoras, selos e lojas independentes promovem ações exclusivas e as bandas costumam lançar discos ou singles especiais para serem comercializados nesse dia, que se transforma em um grande evento para fãs e aficionados por música, pois em alguns locais há shows, sessões de autógrafos e festas – especialmente nos Estados Unidos.

E esse ano, como ação especial para o Record Store Day, que acontece no próximo dia 22 de abril, o U2 irá lançar um remix de "Red Hill Mining Town", feito por Steve Lillywhite e que será vendido em um vinil edição limitada de 7000 cópias.

u2br_redhill1

u2br_redhill2

"Red Hill Mining Town" é a sexta faixa de ‘The Joshua Tree’. A canção foi inspirada na greve de 1984 da União Nacional de Trabalhadores da Mineração da Grã-Bretanha, que ocorreu quando foi determinado por Margaret Thatcher o fechamento de minas economicamente inviáveis.

Em especial, a inspiração da canção foi a ilustração de um livro de Tony Parker (escritor britânico, 1923-1996), chamado “Red Hill: A Mining Community”, algo como “A Montanha Vermelha: uma Comunidade Mineradora”.

Bono foi criticado na época por não ter sido suficientemente específico nas questões políticas. Em resposta, Bono explicou que estava mais interessado nas questões de relacionamento que poderiam surgir em torno desse evento – e que havia tantos outros mais qualificados para comentar sobre a greve em si. De fato, a canção fala sobre o esgotamento emocional que o evento causou nas famílias dos trabalhadores, posto que muitas delas se desfizeram em meio à crise política e financeira.

Esta seria o segundo single do álbum "The Joshua Tree", mas no último momento foi deixada de lado para ser substituída por "I Still Haven’t Found What I am Looking For".  O vídeo da canção, produzido em fevereiro de 1987, foi gravado em um set de Londres, representando o subsolo de uma mina. Larry uma vez comentou que essa é uma das canções perdidas do U2 e que tinha um grande potencial, mas que foi mal explorada à época, em termos de produção e de letra.

A página da banda no Facebook aproveitou o anúncio para divulgar um vídeo mostrando o processo de prensagem do vinil ao som da nova versão da canção. Veja abaixo:

Certamente o U2 está aproveitando o Record Store Day – e as comemorações de 30 anos do álbum – para quitar esse débito histórico com a canção. O disco especial do Record Store Day vai contar ainda com duas clássicas fotos de Anton Corbijn.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)