Palco da turnê 360° irá se tornar uma instalação permanente em Salt Lake City | U2 Brasil
10 de Abril de 2018 · Notícias
Palco da turnê 360° irá se tornar uma instalação permanente em Salt Lake City
RômuloPostado por Rômulo

Em junho de 2009, Brent Andersen – o fundador e CEO do Loveland Living Planet Aquarium em Salt Lake City – foi para Barcelona, na Espanha, para ver o U2 iniciar sua turnê mundial 360°. Muito antes dele chegar ao seu assento no estádio do Camp Nou, ele teve o vislumbre da “Garra”, o maior palco já construído. “Eu nem queria entrar no estádio”, diz Andersen. “Eu estava meio que retardando a fila porque eu só queria olhar para ela e entender. Eu realmente não a via apenas como uma peça de arquitetura funcional para mim, era uma escultura dinâmica. Era uma obra de arte”.

Quando o aquário adquiriu nove acres de terras próximas para uma expansão, a mente de Andersen voltou-se para “A Garra” e um artigo que ele leu sobre a banda a ter colocado à venda. A empresa imobiliária de Boston, a Panther Management, lançou um site para mostrar como ela poderia ser usada como um palco de concertos permanente, uma sala de exposições, um parque temático, uma praça cívica ou até mesmo um biodome. Andersen estendeu a mão e fez um acordo para adquirir o palco usado na turnê norte-americana (outra “Garra” foi usada para a turnê europeia e uma terceira parece ter sido desmontada.) Se tudo correr conforme o planejado, ela estará totalmente pronta em junho de 2019.

A Garra atualmente reside em um local não revelado da Costa Leste, mas já existem planos para enviá-la para Salt Lake City (não é fácil, considerando o seu peso de 190 toneladas, 165 pés de altura e 28.287 metros quadrados). “Houve muitos problemas de engenharia que tivemos que superar”, diz Andersen. “Essa estrutura gigante deveria ser montada e desmontada no espaço de cerca de três dias e depois movida. Estamos transformando-a em uma estrutura permanente que deve durar 70 ou 80 anos.”

Uma vez no lugar, “A Garra” será muito mais do que apenas um ornamento de grandes dimensões para receber os visitantes do aquário. Loveland está pensando em realizar shows para até 7.000 pessoas no local. Ela também servirá como um local para exibições de filmes, mercados de agricultores e outros eventos especiais durante todo o ano. Mas, mais do que tudo, Andersen acredita que “A Garra” irá colaborar em sua missão principal de ajudar os visitantes a entender e respeitar os ecossistemas da Terra.

“Por fim, estamos criando uma experiência envolvente, interativa e esteticamente estimulante, que também é educacional”, diz ele. “Numerosos estudos mostraram que as pessoas são mais receptivas ao aprendizado quando estão maravilhadas ou fascinadas. A maioria das instituições culturais, sejam elas comissionando esculturas ou acrescentando elementos de design a seus prédios ou exposições, está fazendo isso com o propósito de criar uma experiência mais rica para o hóspede”.

Créditos: Loveland Living Planet Aquarium e Beecher Walker Architects

“A Garra” esteve em Salt Lake City quando a turnê 360​​° do U2 passou pelo Estádio Rice-Eccles em 24 de maio de 2011. Não há nenhuma palavra sobre se o U2 retornará em algum momento para visitar seu antigo palco. “Todo mundo está perguntando isso”, diz Andersen. “Certamente seria maravilhoso se eles o fizessem.”

Fonte: Rolling Stone


Compartilhar notícia

  • 640
  • 19
  •  

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de