As 11 pérolas de sabedoria que o U2 trouxe a Bono
As 11 pérolas de sabedoria que o U2 trouxe a Bono
01 de outubro de 2016
As 11 pérolas de sabedoria que o U2 trouxe a Bono
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

É comum que durante os shows Bono agradeça ao baterista Larry seu primeiro emprego – que continua sendo até hoje seu emprego atual – uma relação duradoura, considerando-se que o U2 completou no mês passado, 40 anos. Inegavelmente, o U2 foi uma grande escola para Bono: foi o suporte de seu crescimento como pessoa e como cantor. Em um texto divertido (e irônico), Bono conta as onze coisas que ele aprendeu à frente do U2. Confira.

"11 coisas na vida de uma grande banda de rock que ensinaram Bono" – com esse título, a revista britânica Q Magazine trouxe um texto escrito pelo próprio Bono aos leitores da publicação, em sua edição especial de aniversário.

Bono certamente acumulou ao longo de uma jornada de décadas algumas 'pérolas de sabedoria' que o transformam, além de uma das maiores estrelas do rock, em um grande ativista, com um olhar diferenciado sobre o mundo que o cerca. Vamos às 11 pérolas de Bono?

  1. Você deve acreditar na página em branco

Todo mundo tem uma. Porque todo mundo é uma. Preencha-a. Rasgue-a. Deixe-a te rasgar. Uma página em branco ameaça o autor com o vazio, mas isso é normal. Acredite nisso e acredite que você pode deixar a sua marca. É o seu futuro. Sua única esperança. É o lugar em que você precisa estar. Mova-se. Tenha fé na página em branco. Pode ser qualquer coisa e é a única coisa que pode realmente salvar sua vida. Isso é o que eu acho que Richard Hell estava falando há anos atrás em "Blank Generation". É a possibilidade. O poeta falou a verdade. Como eu tenho certeza que ele sabia que o que ele devia falar.

  1. Questione tudo

Como muitas coisas, eu aprendi isso com o oráculo banda, Larry Mullen Jr. Ele me puxou de lado depois de um show e me disse que precisava me dizer algo extremamente importante. Ele pegou minha mão. Olhou profundamente em meus olhos e disse: "Bono, questione tudo". Eu respondi: "por quê?".

  1. O que é formidável esperará. Mas não para sempre.

bono_u2_q_01

     4. Quando apontado como gênio, confesse generosa e humildemente

Seja rápido para fazer isso, pelo medo das acusações seguintes sobre atraso, letargia ou humildade. Um gênio confesso é uma grande coisa e há muito poucos deles neste mundo, acho que talvez alguns do lado Norte de Dublin, um deles falando no momento, onde estar atrás para estar à frente é uma performance desconhecida até o momento.

  1. O melhor álbum do U2 é sempre aquele no qual estamos trabalhando

Porque a música que existe, é uma boa música. Mas a música que deve existir, é melhor ainda. Ainda procurando o pote de ouro. A viagem é o destino etc e etc. Chegue lá e aproveite seu futebol...

bono_u2_q_03

  1. Uma frase única transferível é uma ferramenta de mão essencial

Que eu não possuo. Em qualquer situação, quer você esteja sendo atacado, furado, seduzido, abusado ou adorado, ela (a frase) seria útil. Eu reclamei sobre isso com Jarvis Cocker que compreendia o problema ao nível molecular e me ofereceu, sem perder o ritmo:"é uma responsabilidade muito grande, realmente". Ele explicou que esta 'Frase Única Transferível' sempre acalma as pessoas ou, pelo menos, as coloca em uma pausa – seja o que for que elas estejam falando. Lemmy, enquanto meditava agradavelmente sobre isso e aquilo, seja sobre a injustiça do mundo, sobre os horrores da guerra ou a perfídia do amor de um homem pelas mulheres, dava de ombros e dizia "oh, bem, você não pode ter tudo, onde você que colocá-lo?"

Uma frase que funciona em todas as ocasiões é uma estratégia de fuga inestimável. Eu preciso de uma. No entanto, cuidado com as citações resumidas fora de contexto. Eu apenas fiz uma entrevista de meia hora com o Senado dos Estados Unidos sobre a crise de refugiados. Fora do roteiro, nos últimos cinco minutos, eu fiz uma piada sobre o envio de Amy Schumer, Sacha Baron Cohen e Chris Rock para lutar com o ISIS e isso é tudo que acabou no noticiário. Eu acho que as pessoas não me querem sendo engraçado...

bono_u2_q_02

  1. Você deve acreditar em duas coisas ao mesmo tempo

Embora eu não tenha certeza disso.

  1. Você não deve jogar golfe

A limitação leva à inovação e um livro de regras é útil mesmo que você, eventualmente, rasgue-o. O U2 tem notas musicais que não deveria ter usado (certas escalas de blues na guitarra) e palavras que nós decidimos que eram contra a lei, como o 'Baby' e 'Crazy'. Demorou 20 anos, mas finalmente nos desprendemos de ambas e incluímos o 'baby' proibido no título do nosso sétimo álbum e ela apareceu 23 vezes na música. Na verdade, precisávamos de mais regras. Tu não deves usar um mullet como uma estrela, uma estrela do rock não deve parecer que teve o cabelo alisado. Tu não deves jogar golfe é outra (regra). Quando começamos como uma banda, nós estávamos comprometidos com os princípios de um time livre de golfe. Muitos erros foram autorizados e alguns de nós fizemos coisas terríveis que mereceriam um disparo de arma de fogo, mas ninguém nunca jogou golfe. Exceto, pensamos, The Edge.

  1. Não é sobre dinheiro. É o dinheiro.

Há mais do que um par de razões para obter o direito ao dinheiro, mas vamos começar com o fato de que é a razão número um para as bandas quebrarem. Não são diferenças musicais, são diferenças de dinheiro. A composição, como é dividida, quem fez o quê, quando e por que essa música foi deixada de fora etc e etc. Se você é o único na banda que escreve, lembre-se que a única coisa que vai fazer sua canção ficar famosa é como a banda a toca.

No U2 decidimos separar as coisas de forma igual. Eu acho que isso está no topo da lista de razões pelas quais duramos tanto tempo. Além disso, faça a matemática ou certifique-se de ter alguém de números que faça isso por você. Preste atenção aos negócios, é realmente um obstáculo quando algo der errado. Adam Clayton, normalmente tão exigente sobre seus amigos, sua arte, seu estilo, pode encher-lhe sobre o que pode acontecer quando você está muito preocupado com a beleza... coisas feias. Só porque você é inteligente com sua arte ou seu ativismo, não significa que você tem que ser idiota com o seu dinheiro.

  1. Você não deve acabar com a banda

Como Joe Strummes gritou "quebre a lei, mas não quebre a banda!!!!". Não há nada mais árduo, porém não há nada mais divertido do que uma banda. Eu conheci apenas uma pessoa que deixou uma grande banda e me disse que a vida era melhor em se livrar da argumentação... mas, além de Sting, lembre-se que se você for sozinho, que o atrito inato de uma banda real traz qualidades especiais em sua música, como faz a aquiescência inerente do aluguel de músicos mais talentosos... é diferente, é um tipo diferente de som. Eu sei que muitos grandes registros foram feitos sobre os salários, mas não é a mesma coisa... Por que, oh, por que banda uma banda quebra? (ver mandamento 9)

Nota: esteja atento para responder às suas próprias perguntas retóricas

Bem, tão certo como 14 depois de três, na antropologia, descobrimos que o macho é mais e mais difícil de contornar do que outros machos quando ele atinge a chamada maturidade. Então pare de tentar. Picasso disse que leva muito tempo para se tornar jovem. Isto é porque uma adolescência prolongada, uma recusa a ter uma vida adulta, é um lugar próximo do centro do rock'n roll. Criatividade precisa de lápis brilhantemente coloridos.

Acredite ou não, o meu melhor amigo Guggi e eu nos comprometemos a ficar na idade de oito anos quando eram oito anos e principalmente porque nós tivemos sucesso (apesar de eu ter cabelos que crescem no rosto e nas costas e ele falar mais sobre as meninas).

Como linha final, gostaria de mencionar é invejável ter melhores amigos que se conheceram antes de serem famosos, ainda melhor se você puder se casar com um(a) deles(as).

  1. Nunca fale sobre si mesmo na terceira pessoa

Bono odeia isso.

Fonte: Q Magazine

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)