U2BR entrevista: Igor Gutierrez | U2 Brasil
22 de novembro de 2011 · U2BR Entrevista
U2BR entrevista: Igor Gutierrez
Postado por Rômulo

O que um rapaz de 37 anos, grande fã de U2, pede a sua banda favorita? Bem, nada menos que um telefonema da estilista de Bono, do U2.

Pense sobre isso… tem uma mulher com um sotaque irlandês ao telefone pedindo para falar com você porque ela o encontrou através de seu site… mas não só isso, pedindo a você se é possível vender a Bono (ele mesmo!) dois pares de sua cópia dos óculos The Fly (modelo Viking 1973), que ele usou há 20 anos …hum… isso é muito surreal, não é mesmo?

Desde esse momento, tudo mudou na minha vida…Eu sou espanhol, eu cresci ouvindo U2 desde que eu tinha 15 anos, e agora a música deles ainda me inspira todos os dias. É como eu disse antes… o que mais você pode pedir? 

1) Fale um pouco sobre a The Fly Shades. O que ela é?

R: TheFlyShades é um sonho realizado. É o resultado de 16 anos de pesquisa (através do mundo) pra finalmente encontrar esses fantásticos óculos de “mosca” do espaço.

Mas a ideia original através dessa loja oline não era um modo de fazer dinheiro, mas sim de contribuir com a comunidade dos fãs de U2 com o mais original e também o “quase impossível” de encontrar óculos estilo “the fly” que já existiu… graças a Bono!!

2) Qual foi a primeira vez que você viu o óculos no estilo “The Fly”?

R: Eu ainda me lembro o dia como se fosse na semana passada. Em um tempo no qual a internet nem ao menos existia e tínhamos que esperar pacientemente para o novo álbum do U2 chegar às lojas e nós tínhamos apenas um modo de ver esse evento: pela TV.

Então, quando o videoclipe de The Fly foi transmitido pela primeira vez na TV (31 de outubro de 1991), foi, para mim, a primeira vez que me apaixonei  pelo estilo do óculos.

3) Como surgiu essa “admiração ” (posso dizer que seria um admiração, talvez?) sobre os óculos do Bono?

R: Quando eu comecei a colecionar bootlegs de todos os shows da ZooTv em 1992. Para minha sorte, em toda capa de CDs ao vivo (gravações piratas, logicamente) havia uma foto de Bono usando essas lentes no show. Então, o vídeo saiu em VHS e eu comecei a olhar e colecionar tantos shows da ZooTV quanto eu podia, na época. Infelizmente, nunca pude ver um show dessa turnê pessoalmente. Mas também colecionei revistas. As lentes de “the fly” foram um item icônico para mim, realmente especial e diferente de qualquer tipo de óculos de sol que eu já havia visto.

4) E como surgiu a idéia de vender esses óculos?

R: Se eu passei 16 anos da minha vida procurando por um par original, então eu disse a mim mesmo:

“Quantos mais fãs de U2, assim como eu, loucos pelas lentes de “the fly” estão por aí.. tentando também colocar as mãos em um par desses? Eu tenho que fazer alguma coisa, agora que tenho os originais!

E foi então que tudo começou. Primeiro passo, patenteá-los. Ninguém nunca patenteou… você pode acreditar nisso? E então eu fiz cópias exatas deles.

5) O que você espera da loja? Quais os planos para o futuro?

R: Até agora nós estamos começando as negociações com U2.com, mas antes disso nós contribuímos vendendo nossos óculos através da  edição do “Achtung Baby Über Deluxe”  para o aniversário de 20 anos do álbum. Nós estamos muito orgulhosos de termos participado de um evento desse porte.

Agora nós estamos dizendo a todos os fãs de U2 que estamos aqui para preservar essas grandes lentes “the fly” e eles podem também ter o seu próprio par. Nós vamos começar a vendê-los online de novo na nossa própria loja mês que vem, em dezembro de 2011.

6) E U2? Você é fã da banda? Já conheceu algum dos integrantes?

R: Sim, eu sou fã da banda desde 1987. Ainda não conheci nenhum dos integrantes, mas é só uma questão de tempo.

Bono sabe sobre nós. Na verdade, ele é o responsável por colocar nossos óculos no Über Deluxe Box. Eu não posso revelar mais detalhes sobre isso, mas eu tenho encontrado com outras pessoas relevantes e realmente mais próximas da banda, como também estou tendo uma relação bem legal com a equipe de marketing do U2.

7) Já viu algum show deles ao vivo?

R: Sim, 12 shows até agora.

8) Por que The Fly? Com tantos óculos e tantas pessoas que o Bono imita/imitou, por que você escolheu justamente o The Fly?

R: Não existe outra marca, design ou modelo de lentes que possa ser, mesmo de longe, mais bonita e fascinante que as lentes originais de “the fly”. A magia das lentes do óculos recaem na forma e no fato de não se poder ver os olhos de quem as usa.

Isso e um pessoa engraçada, mas arrogante, nos disse, e pro mundo todo, o quanto frios e ridículos poderíamos ficar. Como Bono disse uma vez: “Quando alguma coisa séria aparece na TV,  então nós mudamos de canal…”

The Fly não foi apenas um personagem, mas sim uma saída para o Bono dizer às pessoas o que estava errado e que precisávamos de heróis para salvar nossos dias… É isso que é o fascinante para mim, e essa é a razão que eu escolho e prefiro até hoje: The Fly.

Obrigada, em nome do U2BR, ao Igor pela entrevista exclusiva!

Loja: TheFlyShades


Compartilhar notícia