Um novo projeto em desenvolvimento pelo fã canadense Edward Platero irá recriar o cenário desértico da Joshua Tree em Realidade Virtual, permitindo que fãs do mundo todo possam ter a experiência de conhecer esse local icônico.
Enquanto as músicas do "The Joshua Tree" foram gravadas para posteridade, infelizmente a árvore que é capa do álbum encontra-se morta no Deserto de Mojave. Estimativas revelam que a árvore tenha caído no ano de 2000 e nesse período fãs da banda vieram de todo o mundo para visitar esse solo sagrado.

Esse local tem resistido às transformações do tempo, mas um dia acabará.
O objetivo deste projeto é preservar digitalmente esse pedaço da história musical através da sua recriação em 3D. Em janeiro de 2020, Edward Platero visitou o local histórico e tirou 3.937 fotografias da árvore e seus arredores, a fim de desenvolver uma recriação perfeita em modelo 3D.
Foram tiradas fotos para capturar cada centímetro da árvore em seu estado atual, incluindo fotografias aéreas. Usando o processo de Fotogrametria (técnica de extrair de fotografias métricas, a forma, as feições, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos), o objetivo deste projeto é recriar o local em Realidade Virtual para que fãs de todo o mundo que nunca tiveram a chance de visitar o local físico remoto possam ter uma chance de olhar mais de perto a árvore e ter a experiência que outros centenas de fãs do U2 usufruíram.

Enquanto a reconstrução digital da árvore e da área está em processo, existem outros planos para o futuro.
Banco de Dados
Enquanto estava no local, Edward fotografou e fez o inventário de todos os itens deixados pelos fãs. A intenção é criar um registro público dos itens no site do projeto. Atualmente, essas informações estão em um banco de dados privado até estarem prontas para serem publicadas.

Se você já visitou o local, conte sua história neste link para fazer parte do projeto.
Realidade Virtual
Assim que o modelo 3D estiver pronto, o plano é desenvolver uma experiência interativa de Realidade Virtual que possa ser compartilhada livremente com pessoas de todo o mundo.
Você pode acompanhar o progresso no site e Instagram do projeto.