U2 e seu envolvimento com a política mundial
U2 e seu envolvimento com a política mundial
06 de outubro de 2016
U2 e seu envolvimento com a política mundial
Junior

U2 é uma banda politizada, isso nós já sabemos. U2 é uma banda engajada. Isso também é de conhecimento geral.  U2 tem uma posição definida em relação à política mundial. Aí mora o “xis” da questão.

Bono é o mais (senão o único) engajado na política mundial, dentre todos eles e deixa claro seu posicionamento. Quem não se lembra do “envolvimento” de Bono com Lula quando de sua vinda ao Brasil. Gerou e ainda gera polêmica.

Quem não se lembra do envolvimento de Bono com Bill Clinton (democrata) e até mesmo com o controverso George W. Bush (republicano)?

Tamanho engajamento já lhe rendeu uma ameaça de sequestro por parte o IRA (Exército Republicano Irlandês)

Quanto aos demais integrantes da banda, parece-me que o apoiam. Mas veladamente. E isso não agrada a todos os fãs do U2 como músicos.

No entanto, o que para alguns (eu me incluo nesse rol), o que mais alimenta essa fascinação pela banda, é exatamente esse envolvimento dentro e fora dos palcos e que se reflete nas letras de músicas (Sunday Blood Sunday, Miss Sarajevo, MLK, Pride, para não citar muitas outras) em campanhas ativistas, em aparições em eventos e outras tantas situações, extrapolando o U2 como banda e ultrapassando as fronteiras do palco.

[caption id="attachment_6513" align="aligncenter" width="615"]“Eu gostaria de pensar que a mensagem é de que a música está além da política.” Bono ao ser questionado por um repórter ao aterrissar em Sarajevo “Eu gostaria de pensar que a mensagem é de que a música está além da política.” Bono ao ser questionado por um repórter ao aterrissar em Sarajevo[/caption]

Essa participação ativa na vida em sociedade e trazida para dentro do submundo da banda (e que tanto é repudiada por alguns), é defendida por outros. É a bandeira empunhada por aqueles que defendem que a banda deve se utilizar do marketing e da penetração das massas para algo maior.

E por que estamos levantando essa questão? Estamos prestes de ver eleito o próximo presidente do país mais importante do mundo: OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. E, quer queiram, quer não, isso nos afeta diretamente.

Desde sua apresentação no show da iHeartRADIO (clique e leia mais sobre o evento) que o U2, mais especificamente Bono, se mostrou bastante claro quanto ao seu posicionamento político relativo às eleições americanas. Mais do que PRÓ HILLARY CLINTON (candidata pelo Partido Democrata), Bono claramente assumiu um papel ANTI DONALD TRUMP (controverso candidato pelo Partido Republicano).

Desta vez, num evento realizado ontem (5/10/2016) em San Francisco, o Dreamfest (evento da Salesforce.com), este posicionamento se tornou mais evidente e, ao que tudo parece, houve uma maior dedicação da banda na produção “deste momento” para a apresentação durante o show.

Num desses momentos, Bono “interage” com Trump (em imagens no telão) ~vídeo abaixo~ e lhe faz a seguinte pergunta:

Bono: What is your vision for this great nation?

Trump: I will build a great, great, great wall..

Bono: A wall? Like the Berlin wall? … Like a great wall of China?

Quais são suas conclusões? Bono "dança" conforme a música? Existe algum interesse por trás de tudo isso? Suas intenções são sempre as melhores?  

Gostaríamos de ouvir suas opiniões. Se vocês concordam que a banda deve se engajar com a política, seja ela de qualquer país?

Se vocês acham que a banda deveria se preocupar apenas em produzir suas músicas e seus shows e se manter alheia a esta questão.

Bono está certo em utilizar sua imagem para buscar (o que ele pensa ser) o bem para o mundo?

"What do you have to lose"

Vamos discutir o assunto, mas lembrem-se: COEXIST… E NÃO VAMOS DEIXAR QUE OPINIÕES CONTRÁRIAS NOS LEVE A DISCUSSÕES FORA DOS PADRÕES.

;-)

coexist

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)