Especial Pré-Tour: Vertigo Tour | U2 Brasil
2 de Maio de 2015 · Especial Pré-Tour
Especial Pré-Tour: Vertigo Tour
VickyPostado por Vicky

Mas esse era só o começo, em 28 de março de 2005, após alguns ensaios em Vancouver, batizada com o nome da música que havia estourando junto com o lançamento do álbum, a “Vertigo Tour” se iniciou em São Diego, Califórnia, e claro, não poderia deixar de ser era mais uma grandiosa incursão dos irlandeses.

A exemplo da turnê anterior, à princípio a banda se apresentou em arenas. O palco mantinha algo que havia sido feito anteriormente, uma área especial, em frente, onde os fãs poderiam estar ainda mais próximos a banda. As cores preto e vermelho, presentes no CD, eram as mandantes no palco, bem como na roupa dos nossos irlandreses. Mark Fisher e Willie Williams eram os responsáveis pelo espetáculo, que ganhou algo ainda mais mágico e “u2niano” atrás do palco: uma imensa cortina de LED formada por 189 cordas com mini esferas de LED, que projetava imagens que interagiam com a banda e contava a história de cada letra.

A primeira leg da turnê com shows em arenas nos Estados Unidos, todos esgotados, foi um sucesso. Durante ela, no dia do aniversário de Bono, foi gravado o DVD “U2 Live from Chicago”, mas esse não foi o único registro da turnê. 700 horas dos shows da banda na América Latina resultaram em um filme com imagens em 3D: o U23D chegou aos cinemas em 2007, sem contar a filmagem dos concertos da banda em Dublin e Milão que apareceram como material em edições especiais para fãs, e também na versão deluxe do U218.

A segunda leg da turnê, na Europa, contou com 32 concertos, já com a banda se apresentando em estádios, e com um palco ainda mais grandioso para atender ao novo espaço. Após isso, retornaram para mais 50 shows nos Estados Unidos, até que finalmente a quarta leg desembarcou em terras latino-americanas (mas este assunto fica para outro post).

A quinta –  e última leg – da tunê sofreu um adiamento, e devido a notícias não muito boas. As últimas 10 datas da turnê foram adiadas devido a um problema de saúde com uma das filhas de The Edge. Com todo o apoio da banda, nosso guitarrista se manteve perto da família. E o U2 só voltou aos palcos em novembro de 2006 para concluir sua turnê.

O show de encerramento da Vertigo Tour, foi no Havaí, no Aloha Stadium em Honolulu. A banda de abertura não podia ser nada além do que muito especial: PEARL JAM.

Um dos pontos altos aliás durante a turnê foram as bandas de abertura dos irlandeses: Kings of Leon, Snow Patrol, Interpol, The Killers, Kaiser Chiefs, Arcade Fire, Franz Ferdinand e Kanye West foram alguns dos que abriram alas para o U2 noite após noite.

Outro fato elogiado, especialmente pelos fãs mais saudosos da banda, foi a diversificação do repertório, especialmente nas duas primeiras partes da digressão quando alguns clássicos como “Gloria”, “Party Girl” ou a incrível “An Cat Dubh” foram resgatados.

A banda arrecadou cerca de 390 milhões de dólares e mais de 4.600.000 pessoas estiveram presentes na apresentações.


Compartilhar notícia

  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me de