As 10 músicas que fizeram falta em iNNOCENCE + eXPERIENCE, leg 1
As 10 músicas que fizeram falta em iNNOCENCE + eXPERIENCE, leg 1
31 de março de 2015
As 10 músicas que fizeram falta em iNNOCENCE + eXPERIENCE, leg 1
Victor Ruyz
Colunista do U2 Brasil

10 – Stories For Boys

Tudo bem que essa música "faz falta" desde 27 de Março de 1982 – a última vez que o U2 a tocou na íntegra foi em Los Angeles, Califórnia, durante a October Tour. Como snippet apareceu algumas vezes durante a Vertigo Tour e uma única vez na turnê 360 – mas a começar pelo título, por fazer parte do primeiro EP da banda (o qual tem "Out Of Control" como faixa principal) e por ter sido frequentemente tocada durante os anos 1979, a canção combinaria e muito com a turnê e seu tema. Seria uma enorme grata surpresa se a ouvíssemos incluída no setlist. Talvez entre "The Miracle (Of Joey Ramone)" e "Gloria"...

"There's a T.V. show
And I can grow"

9 – This Is Where You Can Reach Me Now

O sucesso de Songs of Innocence foi provado com a grande quantidade de faixas executadas ao vivo durante a turnê – ao contrário do que, infelizmente, ocorreu com as músicas de No Line On The Horizon. Ficou visível que as músicas agradaram não só os fãs, mas os membros da banda. TIWYCRMN é uma das duas que ficou de fora...

8 – Sleep Like A Baby Tonight

...é a outra. Talvez a canção mais audaciosa do recente trabalho do U2. Com uma introdução que lembra os tempos de Achtung Baby e uma melodia que se encaixaria em um Zooropa, a música é uma peça rara que ainda permanece guardada nos estúdios.

Tanto esta quanto a citada anteriormente poderiam perfeitamente figurar na primeira parte dos espetáculos.

7 – One Step Closer

Com o início dos ensaios da recente turnê, criou-se o rumor que a banda estaria ensaiando a 10° faixa de How To Dismantle Na Atomic Bomb. A música é a única do álbum que ainda não fora tocada nenhuma vez ao vivo.

Os irlandeses já surpreenderam os fãs com "Miracle Drug". Seria isso um indício de que na próxima leg, finalmente, "One Step Closer" apareça? O clima da canção combina muito com a fase final das apresentações. Uma sequência com "One Step Closer" e "Where The Streets Have No Name" soaria interessante.

6 – Acrobat

A única preciosidade de Achtung Baby que nunca ganhou vida acima dos palcos. Não é de agora que os fãs anseiam que a banda a toque durante suas turnês, mas por enquanto o sonho estacionou em um único ensaio, anos atrás. Nada além disso.

Algo que talvez possa consolidar a chance de que "One Step Closer" – além do rumor de seu ensaio - e "Acrobat" – além de "The Fly" começar a ser usada como Intermission nos shows, o que denota um sinal de que o espírito ZOO TV ainda está presente - venham a ser tocadas nessa turnê, é partir da premissa de que a banda ainda toque "Sleep" e "This Is Where". Com isso, Songs of Innocence teria todas suas músicas já tocadas ao vivo. Para o álbum How to Dismantle, faltaria apenas a "One Step Closer", e para Achtung Baby, "Acrobat".

"Until The End Of The World" fechou brilhantemente a primeira parte dos shows ao longo da primeira leg. Nesta próxima leva de shows, poderia ser a vez da 11° faixa do álbum que revolucionou a indústria musical.

5 – Magnificent

Pelo jeito que as coisas andam, qualquer música de NLOTH que fosse tocada, já seria para espanto de muitos. O álbum simplesmente foi sendo deixado de lado pela banda já na turnê anterior (os últimos shows da 360° continham, em média, apenas 3 canções do mesmo). Das que foram apresentadas pela banda, "Magnificent" foi uma das que causou mais impacto. "Get On Your Boots" tinha uma belíssima presença ao vivo, mas a maioria dos fãs criou desgosto pela faixa desde seu lançamento, então não a veriam com bons olhos nem assim. "Moment Of Surrender" emocionou muitos fãs, mas apareceu brilhantemente em iNNOCENCE + eXPERIENCE antes e depois de "Bad", como snippet. Poderia continuar assim. Um pouco mais extensa, talvez.

4 – The Hands That Built America

O U2 inovou em muitas canções nessa nova turnê, adotou vários snippets e criou versões diferentes. Talvez a mais marcante dessas variações tenha acontecido com a música que aparece como trilha do filme "Gangues de Nova Iorque", antes de "Pride (In The Name Of Love)". Com apenas o refrão sendo cantado, e repetido uma última vez de forma magnífica por Bono, a banda fez nascer nos fãs um desejo de ouvir-se a música completa. Ninguém reclamaria se "Pride" desse lugar para que isso acontecesse.

3 – Stay (Faraway, So Close!)

Uma canção adorada por grande maioria dos fãs e que sempre emociona nas apresentações ao vivo. Desde seu lançamento, já ficou completamente de fora tanto da turnê Popmart quanto da Vertigo.

Se encaixaria perfeitamente durante o "set semi-acústico" que a banda tem feito. Já foram incluídas nessa parte do show "Desire" (muitas vezes), "Angel Of Harlem", "Ordinary Love", "Sweetest Thing", e até a raridade "When Love Comes To Town". Com certeza "Stay" traria um brilho a mais.

2 – North Star

Uma canção que nasceu do mesmo parto de "Every Breaking Wave". Durante a 360° tour a banda criou duas canções novas e as apresentaram exclusivamente ao vivo. A "Every Breaking Wave" de 2011 sofreu drásticas alterações e se transformou na já clássica música de 2014. Se "North Star" viesse a aparecer no Songs of Experience, seria uma bela sacada da banda – duas músicas que nasceram juntas, se dividiram anos depois entre Inocência e Experiência. Como seria uma versão de estúdio desta? Se conseguisse ter o nível da irmã gêmea, seria excelente. A banda poderia nos dar uma breve apresentação do novo álbum com "North Star". Caso contrário – não aparecer em Songs of Experience -, bem provável que ela apenas se torne lembrança.

 1 – 11 O’Clock Tick Tock

Em uma turnê que já teve músicas da era inicial da banda, como "The Eletric Co.", "Gloria", "I Will Follow", "Out Of Control", "October" e "Two Hearts Beat As One", "11 O’Clock Tick Tock", que deu o nome à primeira turnê da banda e fora tocada em demasia nas três turnês seguintes.

O segundo single oficial do U2 ainda deixou-nos na expectativa de que viesse ser incluído no setlist dos shows após a mini-apresentação da banda no The Roxy. Após o concerto do dia 27 de Maio, ficou uma sensação de que a banda varia grandes mudanças nos setlists da turnê, mas isso não ocorreu.

Um indicio de que "11 O’Clock Tick Tock" possa vir a aparecer em algum dos shows por vir é que tirando "The Ocean", "Elevation" e "Stuck in a Moment", todas as músicas já haviam aparecido na iNNOCENCE + eXPERIENCE. "Elevation" e "Stuck" foram tocadas posteriormente. Ficaram de fora as duas de 1980...

Adendo:

Faltou também "Every Breaking Wave" – versão original

A versão da iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour encantou a todos e foi uma bela "descoberta" da banda (que começou em versões acústicas simples, em programas televisivos. Aí caiu no gosto do U2 e viram na canção um potencial enorme com algumas mudanças. Por fim foi lançada uma versão para as rádios, semelhante à apresentada no MTV EMA). Mas o riff marcante da versão original, apesar de nunca ter sido tocado ao vivo, já deixou saudades. Seria uma mudança significativa na estrutura do setlist e em seu contexto, mas tão interessante quanto.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2023 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)