Especial Pré-Tour: War Tour
Especial Pré-Tour: War Tour
14 de abril de 2015
Especial Pré-Tour: War Tour
Victor Ruyz
Colunista do U2 Brasil

As apresentações tiveram início em Dundee, Escócia, em Caird Hall, a dois dias do lançamento do álbum. O primeiro setlist iniciou-se com duas músicas do álbum anterior: "Gloria" e "I Threw a Brick Through a Window", respectivamente. Viajariam até o álbum Boy, e tocariam "A Day Without Me", para então embarcarem com suas novas canções, interpretando o hino "New Years Day". Seria a primeira e única vez na história que a banda tocaria a canção "Like a Song".

Antes, porém, a banda apresentara as novas canções ao público em uma breve pré-turnê ao redor do Reino Unido, Europa e Irlanda, durante o mês de Dezembro, em 1982. Foram vinte apresentações - sem contar um programa de televisão no qual marcaram presença - em 24 dias.

Após quase um mês, viera o quarto e último show feito na Escócia. Este fora transmitido, quase que na íntegra, por uma Rádio Local. "Surrender", "Twilight", "11 O’Clock Tick Tock", "I Will Follow" e "40", ficaram de fora da transmissão. Entre os vários snippets que fizeram, está o da música "Let’s Twist Again" durante "Two Hearts Beat As One".

Após a recepção positiva na Europa, partiram para a América. Nos Estados Unidos, os anúncios para os shows continham os dizeres: "U2 declara guerra"; "Guerra contra a música entediante".

A crítica desde lado do mundo também tecera-lhes elogios. O jornalista Rick Miller escrevera, após o primeiro show em terras americanas: "Não há palavras para descrever o calor que o U2 proporciona para seu público. Eu me entreguei, e sei que não fui o único."

 “Não somos apenas uma banda da moda que está de passagem. Nós somos uma banda irlandesa e estamos aqui para permanecer.”
Bono, durante a segunda temporada da turnê.

"É uma bela banda ao vivo. Bono é fascinante, pulando e percorrendo por todo o palco – e acima dele, no andaime."
John Rockwell, para o The New York Times

O sucesso da aventura os incentivaria a lançar "Live at Red Rocks". Gravado dia 5 de Junho de 1983, em Colorado, conta com uma versão de "Sunday Bloody Sunday" que a revista Rolling Stone incluíra na lista de "50 momentos que mudaram a história do rock".

"Uma pessoa dissera que isso foi uma experiência religiosa. E foi mesmo", declarou Greg Wigler, um dos três fotógrafos profissionais do concerto. "O show foi muito superior a tudo aquilo que eu já vi antes".

O sucesso do lançamento impulsionara mais ainda a turnê, e logo voltariam para a Europa, onde se apresentariam em alguns festivais. Por fim, embarcariam no Japão, em Novembro do mesmo ano. Encerrariam a turnê em Nakano Sun Plaza. Seria a última vez que a banda tocaria "A Celebration". Ao som de "40", a "War Tour" terminou.

Fontes:
U2gigs
passengers
The U2 Reader
denverpost

- Leia também: October Tour

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)