Especial Boy 40: O primeiro festival
Especial Boy 40: O primeiro festival
06 de outubro de 2020
Especial Boy 40: O primeiro festival
Finalmente, Outubro! E antes de falarmos do lançamento do “Boy”, vamos relembrar o primeiro festival do qual o U2 participou.
Marina
Newsposter e colunista do U2 Brasil

Adentramos ao mês de Outubro e nosso especial dos 40 anos do álbum “Boy” se aproxima do fim. Relembramos até aqui que o ano de 1980 foi um divisor de águas na carreira da banda, rumo ao estrelato e ao reconhecimento de seu trabalho: o U2 passou a figurar em capas de revistas, fez shows na Irlanda e na Inglaterra, participou de programas de TV até que, finalmente, entraram em estúdio para gravação de seu primeiro EP. O caminho percorrido pela banda nem sempre foi fácil e muitos foram os problemas enfrentados, mas o sucesso começava a bater às portas.

Em 20 de Outubro daquele ano, já sabemos, viria o lançamento do primeiro álbum, “Boy” – que seria coroado com uma tour nos Estados Unidos. No entanto, antes disso, é preciso mencionar que há mais um fato digno de nota na novel carreira da banda: seu primeiro festival.

No dia 27 de Julho daquele ano de 1980, o U2 participou do "Dublin Festival", ao lado de bandas como “John Otway”, “Moon Dogs”, “Skafish”, “Q-Tips”, “Squeeze” – no entanto, vale mencionar que a banda mais famosa da programação do evento era o “The Police”.

O festival teve lugar no castelo de Leixlip, que fica localizado no Condado de Kildare, a cerca de 17 km de Dublin e reuniu cerca de 15 mil pessoas. Esse foi não apenas o primeiro festival da banda, mas também sua primeira performance ao ar livre.

Nas década de 1980 era comum que várias áreas da República da Irlanda realizassem festivais em comemoração a aniversários históricos. Naquela época, o país encontrava-se em franca depressão econômica e as autoridades locais promoviam esses eventos para reavivar o orgulho cívico; os aniversários escolhidos eram, muitas vezes, arbitrários e os locais eram definidos pelos organizados e pelos governos locais com o escopo de promover o turismo – e, assim, fomentar a economia. O "Dublin Festival" foi bem sucedido nesse sentido: notícias da época informam que o show arrecadou mais de £ 150.000 em vendas de ingressos.

De acordo com o "Irish Times", o U2 foi um grande destaque do dia e as pessoas que chegaram a tempo de ver o show da banda tiveram muita sorte. Especialmente porque a grande atração da noite, a banda “The Police”, enfrentou alguns problemas técnicos com o som e até problemas com a plateia, pois uma garrafa foi atirada no palco e atingiu o baterista.

O setlist conhecido do U2 para esse festival contemplava as canções “11 O'Clock Tick Tock”; “Another Day”; “Another Time, Another Place”; “An Cat Dubh / Into the Heart”; “Shadows and Tall Trees”; “A Day Without Me”; “Twilight” e; “The Electric Co.”. O site “U2gigs” contabiliza essa apresentação como a última performance da banda tocando “Another Day” e “Shadows And Tall Trees”.

Aqui, é possível acompanhar a performance de “11 O'Clock Tick Tock”:

Recentemente a RTÉ divulgou imagens de seu arquivo desse festival. Para acompanhar exclusivamente a apresentação do U2, sugerimos adiantar o vídeo até 2:02. Nesse vídeo, além de um trecho de “11 O'Clock Tick Tock” , temos também um excerto de “The Electric Co.”, em que é possível ver que o U2 conseguiu envolver e contagiar a plateia:

Depois desse festival, o U2 lançaria o álbum "Boy" e se lançaria em sua tour nos Estados Unidos. Isso é o que relembraremos nos próximos especiais. Continue acompanhando. Enquanto isso, quer ler os especiais anteriores? Perdeu alguma coisa? Clique aqui.

Notícias relacionadas
SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS


SIGA O U2BR NAS REDES SOCIAIS
parceiros
apoio
ouça a rádio oficial
CONTRIBUA COM O NOSSO PROJETO. CLIQUE AQUI PARA SABER COMO.
© 2006-2022 U2 Brasil PROJETO GRÁFICO: NACIONE™ BRANDING Special thanks to Kurt Iswarienko and iinchicore (Photography)